De 10 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, a Câmara Municipal da Maia promove a 2.ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, celebrando o legado do arquiteto. A Galeria D. Manuel II, no Fórum da Maia, será palco de uma exposição que reúne todas as obras admitidas a concurso, num evento que alia cultura, educação e debate.
A inauguração da exposição acontecerá no dia 10 de janeiro, pelas 21h30, data em que também serão divulgados os vencedores do prémio. A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do júri, liderado pelo vereador Mário Nuno Neves e integrado por figuras de renome, como os arquitetos Gonçalo Byrne, Carla Garrido, Teresa Calix e Ana Resende.
O programa da exposição inclui atividades paralelas voltadas para diferentes públicos. No dia 31 de janeiro, às 21h30, o Auditório Municipal Venepor acolherá a exibição do documentário Pele de Vidro, de Denise Zmekhol, que aborda a ocupação de um edifício icónico de São Paulo projetado pelo pai da realizadora, o arquiteto Roger Zmekhol, e será precedido pelo vídeo Campo-Ponte-Praça, sobre a obra vencedora da primeira edição do prémio.
Além disso, o serviço educativo do evento traz oficinas interativas destinadas a famílias e escolas. Com o tema “Materialidade da arquitetura”, as atividades permitirão explorar os materiais e texturas que compõem diferentes tipos de edifícios e espaços, promovendo a proximidade entre a comunidade e a arquitetura.
As oficinas para famílias acontecerão nos dias 26 de janeiro e 16 de fevereiro, das 10h30 às 12h00. Já as atividades para escolas decorrerão entre 13 de janeiro e 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, exceto nas manhãs de terça-feira.
As atividades, embora gratuitas, requerem inscrição prévia através do email infocultura@cm-maia.pt, com pelo menos uma semana de antecedência.
Seja o primeiro a comentar em "Maia celebra a arquitetura com exposição, cinema e oficinas interativas"