Natural de Valongo, Enzo Vilariça formou-se em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e integra agora a lista de funcionários da empresa Tesla.
Numa entrevista à FEUP, o valonguense que fez o secundário na Escola de Rio Tinto disse que a engenharia foi uma escolha “muito natural” e que “a Mecânica foi a minha primeira opção, essencialmente porque tinha um programa curricular muito abrangente”.
O ano de 2017 marcou o início da formação de Enzo na faculdade, dizendo ter sido um aluno completamente envolvido na vida académica, o que lhe proporcionou várias experiências.
“Eu acho que o que mais me marcou da FEUP foi o conjunto de todas as vivências”, referiu na entrevista. Durante o tempo de estudante, integrou a Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), a ShARE-UP, e fez estágios extracurriculares no IKEA e na Continental.
Após um período de Erasmus em Budapeste, na Hungria, surgiu um novo desafio em Portugal, em julho de 2021. Enzo, estava no 4º ano de estudos de Mecânica e juntou-se a outros três colegas que formularam a ideia do Formula Student.
“Começamos a recrutar, a semear a ideia, juntamo-nos à AEFEUP – que foi uma grande ajuda neste arranque, não só na logística dentro da faculdade como também a nível organizacional e burocrática. Fizemos o recrutamento, reunimos uma equipa de dezenas de estudantes e começamos a preparar-nos para as competições”, confessou o atual engenheiro.
A chegada à Tesla aconteceu de uma forma também natural e sobretudo no tempo certo. Enzo conta que foi visitar um colega que estava a fazer um estágio em Berlim, e viu passear “pela cidade pessoas com umas t-shirts que tinham o símbolo da Tesla à frente e, no verso, a indicação de que a empresa estava a contratar”. Achou interessante e candidatou-se. “Candidatei-me, tive um conjunto de entrevistas, que foram bastante intensas, e ofereceram-me uma proposta”, partilhou.
O antigo estudante de Engenharia Mecânica entrou na Tesla, integrando a equipa de design de um dos componentes do carro, o inversor. Apesar de alguns portugueses integrarem os quadros da empresa, o valonguense foi o primeiro engenheiro mecânico na equipa de design.
Com apenas 25 anos, Enzo olha para o futuro como “uma página branco” e diz estar confiante para os próximos anos.
Leia na íntegra a entrevista exclusiva ao portal da FEUP aqui.
PUB