Mais de 200 operacionais apoiados por 58 viaturas e dois meios aéreos estão ainda no terreno.
Incêndios lavram desde segunda-feira, 16 de setembro, no concelho de Gondomar.
De acordo com o ponto de situação, atualizado hoje pela Câmara Municipal de Gondomar, há ainda quatro focos de incêndio, sendo que Medas continua ativo e a preocupar as autoridades e a população. No local estão 163 operacionais apoiados por 33 viaturas e dois meios aéreos.
Jovim, Jancido, em Foz do Sousa e Bronzelo, em Melres estão a ceder aos meios de combate.
Há ainda, desde segunda-feira, oito vítimas a registar, todos bombeiros, sendo que um deles se encontra em estado grave, no hospital.
De momento, não há desalojados nem perdas de primeiras habitações. Contudo, há registo de danos em estruturas anexas e armazéns de apoio e em duas oficinas, em Jovim.
Foram realizadas evacuações preventivas em Covelo, Jancido (Foz do Sousa), e Branzelo (Melres).
No que diz respeito à circulação viária está cortada a A41 entre Medas e Aguiar de Sousa e a A43 entre Gondomar e A41. Registam-se constrangimentos em vários arruamentos do concelho, que condicionam a circulação automóvel.
As escolas continua encerradas esta quarta-feira, em alguns locais do concelho. O Pavilhão Multiusos de Gondomar está a ser utilizado para apoio da população que necessita ser evacuada das suas casas ou lares, bem como de apoio aos operacionais do terreno, com refeições e locais para descansar.
O risco elevado de novos incêndios mantêm-se até amanhã, quinta-feira, dia 19, devido às condições meteorológicas, com ventos fortes que dificultam o combate e aumentam o risco de reacendimentos em zonas já controladas.
PUB