Encontro de coros, de folclore e a atuação dos Expensive Soul são os destaques da festa que se prolonga até dia 14, domingo.
As Festas em honra de São Bento das Pêras e de São Cristóvão estão de volta às ruas de Rio Tinto de 6 a 14 de julho. À semelhança dos anos anteriores, esperam-se milhares de pessoas durante os 9 dias da festa riotintense.
Dia 6 arrancam as festividades com V Encontro Internacional de Coros, pelas 18h00 e mais tarde chega o desejado XXII Festival de Folclore de Rio Tinto, com início às 21h30 no Largo do Mosteiro.
Domingo, o dia começa cedo na Igreja Matriz com a Missa Solene em honra de S. Bento das Pêras. À noite decorrerá o Sarau da Universidade Sénior de Rio Tinto.
A 9.ª Noite de Fados, acontece na segunda-feira a partir das 21h30 e na terça-feira, há concerto da Banda Union Salsera e na quarta-feira, vai apresentar-se em palco a Orquestra Infanta D. Mafalda para um concerto juvenil.
Dia 11, será um dos pontos altos, da parte religiosa. As eucaristias estão agendadas para as 8h00, 9h30, 11h00 e 19h00, sendo que no meio da manhã será celebrada a Missa Solene com sermão em honra de S. Bento das Pêras e da oferenda dos cravos. Na sexta-feira, o destaque vai para o concerto dos Expensive Soul no Parque Urbano de Rio Tinto, às 22h00.
A pirotecnia está reservada para sábado, dia 13, à meia-noite. Antes disso o palco vai ser ocupado pela Banda Divinu’s, no Largo do Mosteiro. A festa continua pela madrugada com DJ Pinto, no Parque Urbano.
O último dia, será marcado pela Missa Solene em honra de S. Cristóvão. Às 18h00 a majestosa procissão com benção dos veículos encerra as festas da cidade de Rio Tinto.
Além do cartaz festivo, as famosas barraquinhas com doces tradicionais, farturas, churros e cachorros acompanhados com a típica cerveja, não vão faltar.
PUB
