“Porto Region” é o novo projeto de oferta turística da AMP

O evento marcou o início de uma iniciativa que visa estruturar a oferta turística dos 17 municípios de forma integrada e complementar, promovendo assim um único destino turístico.

Na passada quinta-feira, 11 de julho de 2024, no Auditório TecMaia (concelho da Maia), a Área Metropolitana do Porto (AMP) apresentou publicamente o Projeto “Porto Region – Perfeito para Cada Estado de Espírito”.

“Uma iniciativa com passado, presente e futuro que será fundamental para a projeção de Portugal na Europa e no mundo”, começou por dizer o Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura do evento. A sessão contou também com a presença de Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, António Cunha, presidente da CCDR-N, Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, e António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, enquanto anfitrião e em representação dos 17 Presidentes do Municípios da AMP.

O projeto pretende organizar e divulgar de forma conjunta a oferta turística da região, utilizando uma abordagem agregadora de ‘Sub-Região’, explicou Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT – Turismo, entidade autora da ideia e apresentação.

O posicionamento “Porto Region: Perfeito para Cada Estado de Espírito” reflete o desafio de combinar uma diversidade de escolhas com diferentes gostos, motivações e estilos de vida. Isto é os visitantes tem disponível uma enorme oferta de qualidade pelo nosso vasto e rico território que será capaz de responder a cada estado de espírito do momento. Ao dispor estão diversos sentimentos, tais como Aventureiro, Guloso, Curioso, Criativo, Romântico, Nostálgico e Zen, que levarão os visitantes a explorar a região ao seu tempo e ao seu gosto.

Com base nesta abordagem, foram desenvolvidos três suportes comunicacionais: um vídeo promocional, uma brochura e um micro-website, que reforçarão os esforços promocionais a nível municipal.

Fotografias: Evento de Apresentação no TecMaia // @DR

Segundo o estudo do perfil dos visitantes da região, apresentado por António Jorge Costa, presidente do IPDT – Turismo, 9 em cada 10 turistas visitam a região por lazer e férias, com a Cultura e Património como principal motivação, e 60% são visitantes pela primeira vez. Os cinco principais mercados emissores são a Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e França. O gasto médio por pessoa é de 673 euros, 96% dos turistas recomendariam o destino a amigos ou familiares, e 62% têm intenção de regressar nos dois anos seguintes à sua visita.

Durante a sessão, realizou-se ainda uma mesa-redonda sobre os desafios de “Mais e Melhor Turismo” e o papel do projeto nesse contexto. O painel contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Luís Pedro Martins, presidente da ATPNP, Tiago Sá Carneiro, secretário Metropolitano na Comissão Executiva da AMP, Nuno Trigo, vice-presidente e Diretor da Delegação Porto e Norte da ALEP, e Joel Pereira, representante da APECATE.

Uma das principais temáticas abordadas foi a necessidade de criar valor a partir das receitas do setor do turismo e distribuir esse valor de forma equitativa. Tiago Sá Carneiro, Membro da Comissão Executiva e Responsável pelo Turismo na AMP, destacou que o projeto “Porto Region” visa transformar os recursos existentes nos 17 municípios em produtos de qualidade, capazes de atrair visitantes e gerar recomendações. Luís Pedro Martins e Nuno Trigo salientaram a importância das parcerias e sinergias no sucesso do setor, enfatizando o papel diferenciador desta abordagem colaborativa.

PUB