Contribuintes estão a receber e-mails fraudulentos de alegado reembolso do IRS

AT (Autoridade Tributária Aduaneira) tem conhecimento de que estão a ser difundidas mensagens de correio eletrónico falsas sobre eventual reembolso do IRS.

A mensagem é clara: se receber uma mensagem “Aviso de Reembolso” na caixa de entrada do seu correio eletrónico alegadamente enviada pela AT (Autoridade Tributária Aduaneira), não abra, nem preencha qualquer formulário. Trata-se de fraude.

Quem esclarece é a própria entidade que já lançou no seu portal um alerta de segurança para todos os contribuintes que efetuaram ou vão efetuar a entrega do IRS. Em comunicado, a AT diz ter “conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes um eventual reembolso, nas quais é pedido que se carregue num link“.

Exemplo de mensagem fraudulenta:

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, refere ainda.

Em caso algum deverá efetuar essa operação, pois todos os assuntos relativos à AT efetuam-se diretamente no Portal das Finanças. Recomenda-se ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança da Informação.

PUB