Equipas, dirigentes, árbitros, clubes e várias modalidades desportivas também foram reconhecidas.
A Gala de Mérito Desportivo teve lugar ontem, 24 de março, a partir das 21 horas no Pavilhão Municipal Nº1 de Sobrado, onde a autarquia Valonguense reconheceu publicamente atletas do concelho relativamente à época 2022/2023.
No total foram reconhecidos 424 atletas pertencentes a clubes e associações, 149 atletas a nível individual, 26 equipas, 17 dirigentes, 25 árbitros e 20 modalidades desportivas, para além do prémio de personalidade desportiva do ano.
A noite começou com bastante animação com um espetáculo de abertura de “LOGOMÉRITO de Maria José Riobom” com a produção da Festas com Arte. De seguida, a vice-presidente da Câmara de Valongo, Eng.ª Ana Maria Rodrigues, foi a porta-voz do presidente que por imprevistos profissionais não pode estar presente.
“Esta é de facto uma noite de celebração do desporto, de reconhecimento do sucesso dos atletas das equipas, dos dirigentes, dos árbitros, das modalidades. Mas é também da família, dos amigos, da comunidade escolar”, começou por dizer a autarca. “O desporto enquanto modalidade também merece esta homenagem pelos valores que representa. Porque, para além do desenvolvimento físico, o desporto é também um espaço de formação moral e social onde se promovem os valores da cidadania, da solidariedade, da perseverança, do respeito e da dedicação. Por todas estas razões, o Município de Valongo continuará apoiar o desporto, na medida das suas possibilidades, quer na recuperação dos equipamentos desportivos, quer no estabelecimento de parcerias com os clubes e associações do concelho, quer na promoção do nosso território como capital do desporto In-Outdoor proporcionando a todos, jovens e adultos, as melhores condições possíveis para a prática do desporto”, concluiu.
Edo Bosch, foi o escolhido pelo júri para vencer na categoria de «personalidade desportiva do ano», pelo “seu êxito desportivo na modalidade de hóquei em patins, uma das mais tradicionais e populares do concelho, elevando o nome de Valongo a nível Nacional e Internacional”. O ex-treinador de hóquei em patins da Associação Desportiva de Valongo, foi vencedor da Continental Cup, vice-Campeão da WSE Champions League e vice-Campeão da Intercontinental Cup.
A Gala de Mérito Desportivo de Valongo durou cerca de 2h30, homenageou inúmeros atletas, dirigentes, clubes e associações, numa noite onde o desporto reinou com a promessa de que “para o ano há mais.”
PUB