Maia, Trofa e Paredes distinguidas com galardão “Autarquia Solidária”

Foi nesta terça-feira, 9 janeiro, que várias autarquias receberam reconhecimento na área do voluntariado, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Os municípios da Maia, Trofa e Paredes foram distinguidos, esta terça-feira, em Lisboa com o galardão “Autarquia Solidária 2023”.

No total foram distinguidas 21 autarquias do país, pelas “práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos, em prol da promoção da prática do Voluntariado”, de acordo com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Em nota, a Câmara Municipal da Maia, “reconhece que é fundamental promover e apoiar as atividades de voluntariado, baseadas nos valores da interajuda e da solidariedade, assumindo essas ações como essenciais para a construção de uma sociedade mais solidária, responsável, coesa e inclusiva”, referiu a autarquia. Até hoje, o Centro de Voluntariado da Maia, apoiou cerca de 100 ações de voluntariado, promoveu diversas ações de sensibilização para a importância do mesmo.

Num momento emotivo da cerimónia, a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Trofa, Lina Ramos, recebeu do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel este galardão que “reconhece o trabalho efetuado pela Autarquia Trofense, na área do voluntariado”. O Banco Local de Voluntariado da Trofa é uma estrutura que agrega e dinamiza o voluntariado no Concelho e que já teve um papel fundamental em momentos tão sensíveis como nos meses da pandemia.

Já do Município de Paredes, esteve presente a Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Beatriz Meireles. O Banco Local de Voluntariado, que visa promover a prática de voluntariado do Concelho, conta com 179 membros ativos. A candidatura inclui os projetos do Pelouro de Ação Social (Orpheu Paredes Social, Férias Inclusivas, Voz Amiga), Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, Handball Cup e Amigos da Cultura, com cerca de 400 elementos.

Foram ainda distinguidos os municípios de Alenquer, Amarante, Anadia, Arouca, Cascais, Guimarães, Mafra, Matosinhos, Ourém, Portimão, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Verde, Viseu, Porto e a Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, na Maia.

Esta foi a 1.ª edição do Galardão Autarquia Voluntária e a cerimónia pública decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa.

PUB