Homem detido por captura ilegal de aves autóctones

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve no dia 9 de novembro um homem de 49 anos no concelho de Vila do Conde, pelo crime de dano contra a natureza, na sequência da utilização de engenhos ilegais para captura de aves silvestres.

Durante uma ação de patrulhamento ambiental, os militares detetaram dispositivos de captura ilegal de aves autóctones numa zona residencial. As diligências realizadas permitiram identificar o autor e apreender três gaiolas e um dispositivo sonoro de chamariz, utilizados para atrair as aves.

Na mesma ação, o SEPNA procedeu ao resgate de várias aves protegidas, nomeadamente quatro pintassilgos (Carduelis carduelis), dois travessos de pintassilgo (Carduelis carduelis x serinus canaria), um tentilhão (Fringilla coelebs) e um lugre (Spinus spinus). As aves e o material apreendido foram entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia para cuidados e posterior reintrodução no habitat natural.

O detido foi constituído arguido, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

A GNR, através do SEPNA, reforça o seu compromisso na defesa da fauna e flora autóctones, apelando à denúncia de crimes ambientais através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), disponível 24 horas por dia.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt

Seja o primeiro a comentar em "Homem detido por captura ilegal de aves autóctones"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.