Valongo inaugura Centro de Recursos para Inclusão Social no Mercado de Ermesinde

A Câmara Municipal de Valongo inaugura esta quinta-feira, no Mercado Municipal de Ermesinde, o Centro de Recursos para a Inclusão Social (CRIS), um espaço pensado para apoiar pessoas em situação de sem-abrigo e cidadãos em risco de exclusão.

O equipamento, que funciona como projeto-piloto de inovação social financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através dos Pequenos Programas de Inovação Social da Área Metropolitana do Porto, disponibiliza serviços básicos essenciais como higiene pessoal, lavandaria, cuidados de imagem e apoio logístico.

No interior do centro estão disponíveis casas de banho individuais com chuveiros e secadores, máquinas de lavar e secar roupa, espaço de cabeleireiro/barbearia e estética, cacifos individuais e ainda uma zona segura para animais de companhia. Para quem não tem morada fixa, o CRIS assegura também caixas de correio pessoais e pontos de carregamento de telemóveis.

O modelo de funcionamento é inovador: o espaço será acompanhado por gestores-mediadores, pessoas com experiência direta de situações de vulnerabilidade, que atuarão como pares no processo de reintegração, em articulação com a equipa técnica.

Aberto de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, o centro resulta de uma parceria entre o Município, a Junta de Freguesia de Ermesinde, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Gondomar/Valongo, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e a Escola Profissional de Valongo.


Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt