Penafiel dá as boas-vindas ao verão com mais de 40 propostas culturais e desportivas até setembro

Imagem: Pixabay

Com música, teatro, cinema, dança, literatura, desporto e festas populares, Penafiel prepara-se para viver intensamente os meses mais quentes do ano com o programa “Sentir o Verão”, que decorre entre junho e setembro em várias freguesias do concelho. Ao todo, são mais de 40 iniciativas gratuitas, com atividades pensadas para todas as idades e públicos.

“Este é um verão para ser vivido em comunidade, com alegria e proximidade”, sublinha Daniela Oliveira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, destacando o reforço da descentralização da programação: além da cidade, também localidades como Oldrões, Galegos, Lagares, Eja, Cabeça Santa, Valpedre e Rio Mau vão receber espetáculos e eventos.

Destaques musicais, culturais e performativos

A abertura do programa está marcada para 14 de junho, no Ponto C, com o concerto “Canções para beber com Pessoa”, de Ana Deus e Luca Argel, onde os poemas do poeta maior da língua portuguesa ganham nova vida em ambiente descontraído.

Nos dias 21 e 22, a performance “Aqui enquanto caminhamos”, de Gustavo Ciríaco & Andrea Sonnberger, convida o público a redescobrir a cidade em caminhadas silenciosas.

Segue-se a fusão entre circo e teatro de marionetas, a 27 de junho, com “Compaña”, do galego Xampatito Pato, na Casa do Xiné em Quintandona. No dia 29, o Centro Cívico de Valpedre recebe o espetáculo acrobático internacional “QOROQ”, pelo Kolektiv Lapso Cirk, com equilibrismo e música ao vivo a escassos centímetros do público.

Em julho, há lugar para encontros literários com José Rodrigues dos Santos e Carlos Steinwender, assim como para experiências imersivas que cruzam arte tradicional com contemporaneidade, como “Terra Cobre”, de João Pais Filipe e Marco da Silva Ferreira, no dia 19.

Ainda nesse mês, destaca-se “Vocais e Vegetais”, uma coreografia poética de Margarida Mestre, construída com a participação da comunidade, nos dias 26 e 27.

Agosto com ópera, dança, teatro e concertos

O mês de agosto arranca com Camélia Brass Quintet (dia 9), seguido pela tragédia clássica “Prometeu Agrilhoado” (dia 10), e prossegue com o concerto de Lena d’Água (dia 16), que apresenta o seu álbum “Tropical Glaciar”.

Nos dias 30 e 31, o Cais de Entre-os-Rios recebe “Playground”, um espetáculo multidisciplinar pós-apocalíptico da Leirena Teatro, com Surma em palco.

No dia 14 de setembro, há ópera para toda a família com “Ópera? Mas que seca…”, e logo depois, dança-reflexão com “Um solo para a sociedade”, de São Castro e António M. Cabrita. Nesse mesmo dia, a francesa Caloé encerra com jazz e bossa nova no Centro Cívico de Cabeça Santa.

A despedida do verão, a 22 de setembro, faz-se em tom poético e intimista com a peça “22 Beijos”, na Casa da Caturra, sobre um homem que decide procurar o que ainda lhe falta viver.

Cinema ao ar livre, sunsets e cocktails

O Jardim do Museu recebe, entre julho e setembro, o ciclo “Luz, câmara, verão”, com comédias e filmes de animação às quintas-feiras, às 21h30. A programação inclui clássicos como “Tempos Modernos”, “O Meu Tio” e produções recentes como “Inseparáveis” ou “Flow – À deriva”.

Para os domingos de setembro (dias 7, 14 e 21), o Ponto C oferece sunsets com DJ Miguel Tika, que além de animar, ensina o público a preparar cocktails exclusivos.

Desporto, tradição e festivais

O programa também aposta forte na componente desportiva e nas festas populares. Destacam-se:

  • Penafiel Racing Fest (27 a 29 de junho)
  • Poço Negro Trail (29 de junho, em Rio Mau)
  • Water Slide Summer (11 e 12 de julho, no Sameiro)
  • Taça Rios Ibéricos de Duatlo e Triatlo (13 de julho, em Eja)
  • Trail Boneca D’Ouro (13 de setembro)
  • Penafiel Run (21 de setembro)

No capítulo festivo, há:

  • Noite Branca (5 de julho, na cidade)
  • Verão em Família (todos os domingos de julho no Parque da Cidade)
  • Festival da Moura Encantada (11 a 13 de julho, no Castro de Monte Mozinho)
  • Festival do Caldo Verde (25 a 27 de julho)
  • Dia dos Avós (26 de julho)
  • Festival de Folclore Cidade de Penafiel (2 de agosto)
  • Festival da Juventude (2 e 3 de agosto)
  • Agrival (22 a 31 de agosto)
  • Festa do Caldo de Quintandona (19 a 21 de setembro)

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt