Rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal desmantelada no Norte

Imagem: Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, desmantelou um grupo ligado a uma rede transnacional de branqueamento de capitais e fraude fiscal, resultando na detenção de quatro pessoas e na constituição de 19 arguidos, entre pessoas singulares e coletivas.

A operação, que envolveu 110 elementos da PJ, teve lugar nos municípios de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia e Esposende, e incluiu 25 buscas domiciliárias e não domiciliárias, nomeadamente em armazéns e residências utilizadas pelos suspeitos.

Segundo as autoridades, a organização era controlada por cidadãos estrangeiros e operava através da criação sucessiva de sociedades fictícias, geridas por indivíduos com identidades falsas. O esquema de Trade Based Money Laundering (TBML) permitia que os lucros ilícitos fossem movimentados por diversas contas bancárias, sendo posteriormente transferidos para contas em países terceiros.

No decorrer da operação, foram apreendidas quatro viaturas de luxo, mais de 1,5 milhões de euros em numerário, 25 contas bancárias, documentação variada, material informático e cartões bancários e de telecomunicações.

Os quatro detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde três ficaram em prisão preventiva e um ficou sujeito a apresentações periódicas e proibição de contactos. O inquérito encontra-se a cargo do DIAP Regional do Porto.


Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt