Maia volta a ser capital do cinema com festival internacional que junta realizadores de todo o mundo

Imagens: Município da Maia

A cidade da Maia volta a acolher o melhor do cinema internacional com a 2.ª edição do Maia International Film Festival, que decorre entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Fórum da Maia. O evento é promovido pela Câmara Municipal da Maia com produção da associação D.A.S – Desenvolvimento Artes Associação.

Após o sucesso da primeira edição, o festival regressa com uma seleção internacional de 10 filmes em competição, escolhidos de entre as 120 propostas recebidas na Open Call encerrada em janeiro. Os filmes chegam de países tão diversos como França, Alemanha, Irão, Índia ou Marrocos, revelando a abrangência do evento e a sua crescente projeção internacional.

Além dos filmes em competição, o programa inclui quatro filmes convidados, sessões especiais, debates e uma sessão infantil com entrada gratuita, reforçando o caráter inclusivo e educativo do festival.

Realizadores e jurados de renome

O Maia International Film Festival contará com a presença de Algimantas Puipa, aclamado realizador lituano, e de Margarida Cardoso, realizadora portuguesa multipremiada, reconhecida por obras como A Costa dos Murmúrios, que será exibida no festival.

O júri reúne nomes de relevo das artes e do cinema:

  • João Nuno Pinto, realizador de Mosquito, vencedor de seis prémios Sophia;
  • Linda Rodrigues, atriz e encenadora premiada em teatro e cinema;
  • Mário Moutinho, ator e dramaturgo, com carreira no cinema nacional e internacional;
  • Manuela Pimentel, artista plástica e cenógrafa;
  • Eloy Domínguez Serén, realizador galego com presença em festivais como IDFA ou Clermont-Ferrand.

Bilhetes acessíveis e sessões com entrada gratuita

Os bilhetes têm preços simbólicos: 3 euros para entrada única e 5 euros para bilhete duplo. Algumas sessões, como a sessão infantil de “Mary e a Flor da Feiticeira”, têm entrada gratuita, e as sessões de abertura e encerramento decorrem mediante convite, disponível através de formulário online.

Um festival para todos

Durante quatro dias, o Fórum Maia transforma-se num espaço de partilha cultural, reflexão e descoberta, reforçando a posição da Maia como referência no panorama cinematográfico nacional e internacional. O programa inclui também “Conversas sobre Cinema”, abertas ao público, incentivando o diálogo entre realizadores, artistas e espetadores.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt