Considerada a Santa das causas impossíveis, Santa Rita, será celebrada em festividade entre os dias 6 e 10 de junho.
Depois, da Festa das Rosas, profundamente religiosa, e comemorada a 22 de maio, e que juntou no Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, milhares de pessoas. Chega agora a Romaria, de cariz profano, onde a festividade se assume como uma das mais populares do Norte, e une o divertimento à fé.
A Festa de Santa Rita acontece como habitual junto ao Santuário e vai contar com várias atuações e com nomes bem conhecidos do público. Este ano, a romaria arranca com o Festival de Folclore às 21h00. Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Gandra, Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo, Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado e o Grupo de Danças Tradicionais da USE vão trazer alegria às ruas no primeiro dia.
No dia seguinte, o cantor Sérgio Rossi vai animar os ermesindenses e visitantes com temas conhecidos como “És Perigosa”, “Menina Top” e “Bandida”, a partir das 22h00, deixando à 00h00 o palco para DJ Onurban.
Um dos pontos altos do programa é no sábado. As atuações começam a partir das 15h30 com performances de quatro grupos de dança: MTV4 Dance, Atitude Dance, More Dance e Mix Dance. Com mais de 30 anos de carreira, Ruth Marlene traz a “festa” e a alegria à cidade. “Coisinha Sexy”, “A moda do pisca pisca” e “Mexe mexe que eu gosto” são alguns dos temas que vão animar a noite de 8 de junho, a partir das 22h. Mais tarde, espera-se pelo fogo de artifício e depois DJ Miss Bliss toma conta do palco.
A tradicional procissão de Santa Rita regressa no domingo, a partir das 16h00 e promete ser uma das principais atrações. Ao cair da noite, o Grupo popular 7 Saias, constituído por sete mulheres que tocam instrumentos e possuem magnificas vozes vão atuar no palco principal.
No feriado, a dança abre as hostilidades do último dia com atuações de Dreams Dance Academy, B-Dance, Power Dance e Move OnDance. Los Bravos DJ’s encerram a festa, às 22h00.
Para além dos momentos musicais, a romaria fica ainda marcada por várias barraquinhas de artesanato, doces conventuais, zonas de “comes e bebes”, entre outros produtos, sem faltar a presença dos divertidos carrosséis.
A devoção, a Santa Rita, leva diariamente ao Santuário um sem número de fiéis que a ela recorrem e dedicam as suas preces. Pois, quem ali se desloca, tem no coração o amor à Santa das causas impossíveis. Por isso mesmo, na vertente religiosa, para além da procissão, a festa conta com a celebração de várias eucaristias ao longo do fim de semana: sábado, às 8h30 e às 16h30, domingo às 7h30, às 9h00, às 11h00 e às 18h30, e segunda-feira às 8h30 e às 18h30. O Terço está agendado para domingo à tarde, pelas 15h.
PUB