As duas grandes provas prometem atingir números recorde a todos os níveis.
Estão a decorrer, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia e no Complexo Municipal de Ténis, desde ontem, 16 maio, e até domingo, 19 de maio, dois grandes eventos desportivos dedicados à Ginástica: o maior torneio gímnico jamais realizado em Portugal e a maior prova de Ginástica Acrobática alguma vez realizada a nível mundial. É a XII Maia Fig Acro World Cup e a XVIII Maia International Acro Cup (MIAC).
As 98 delegações que vão participar nas duas competições, organizadas pelo Acro Clube da Maia, em parceria com a Câmara Municipal da Maia, a Federação de Ginástica de Portugal e a Federação Internacional de Ginástica, foram recebidas esta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O momento protocolar contou com a presença do vereador do pelouro do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial, Hernâni Ribeiro, do presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, do presidente do Comité Organizador do MIAC e vice-presidente da Maia Fig Acro World Cup, Manuel Barros e do delegado a Federação Internacional de Ginástica, Frank Boen.
“A MIAC é um ponto forte no contexto da política de eventos desportivos de alta competição, com a qual queremos projetar a Maia além fronteiras e fazer do nosso território um destino com potencial turístico alicerçado nos atributos que o caraterizam”, afirmou António Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, numa nota que o seu gabinete tornou pública.
O vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro deu as boas-vindas às delegações presentes, na esperança de que gostem da cidade, do evento e “de que levem a Maia no coração e fiquem com vontade de cá voltar”. O responsável saudou, ainda, o Acro Club da Maia pelo trabalho que tem desenvolvido em prol da ginástica acrobática e pela sua capacidade organizativa. “Este é o maior evento de ginástica do mundo, não só pela quantidade de ginastas inscritos, mas também pela qualidade da organização”, justificou.
O presidente da Federação de Ginástica de Portugal manifestou o seu orgulho em estar “novamente” na Maia. O evento “é algo que marca e que nos honra a todos”. Deixou um agradecimento à Câmara Municipal pelo “grande” apoio que dá à ginástica. “Não conheço nenhum outro concelho que reúna campeões do Mundo, campeões da Europa e uma ginasta olímpica”, salientou Luís Arrais.
Competição e Números
Vão ser quatro dias de intensos treinos e competição onde se vão poder ver, na cidade da Maia, os maiores expoentes mundiais da ginástica acrobática. São 1600 ginastas, 98 delegações oriundas de 23 países, que vão marcar presença na maior competição de ginástica jamais realizada em Portugal e a maior de Ginástica Acrobática alguma vez realizada a nível mundial.
Na maior prova de Ginástica Acrobática do Mundo, a 18ª edição destaca-se pela qualidade dos ginastas em competição, muitos deles, medalhados nos últimos Campeonatos do Mundo e da Europa.
A Maia é também a única cidade e o Acro Clube é a única organização no mundo, que viu, até hoje, a atribuição, de forma consecutiva, de 13 etapas da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática.
O crescimento, ao longo das 18 edições tem sido uma constante. Este ano, regista-se um número de participantes recorde e números nunca antes vistos em qualquer outro Torneio Mundial de Ginástica Acrobática serão: mais de 1800 pessoas inscritas, cerca de 1600 de ginastas, 98 delegações, oriundas de 23 países, mais de 150 voluntários que vão fazer cerca de 10 mil horas de voluntariado, 8.500 dormidas no parque hoteleiro da região, mais de 18 mil refeições e 12 mil euros em Prize Money. A espectativas é que os quatro dias de competição tragam mais de 10 mil visitantes aos recintos e à Maia.
PUB