O Grande Auditório do Centro Cultural de Paredes, estreado recentemente, acolhe esta sexta-feira, 3 de maio, pelas 21h30, o 6.º aniversário do Café Literário e a apresentação da sexta edição da Revista Cultural “Orpheu Paredes”.
A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles, é a anfitriã do evento dedicado a celebrar seis anos de Café Literário. A sessão conta com um momento musical único do artista João Ricardo d’Barros Oliveira que fará uma intervenção poética sonora, especialmente acompanhado pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e dos Amigos da Cultura de Paredes.
A edição de aniversário da revista anual “Orpheu Paredes” dedica-se, este ano, à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. A publicação do Município de Paredes aborda diversas áreas como história, património, poesia, etnografia, arte e reflexão cultural, política e social. Os principais momentos da agenda cultural em 2023 constam da publicação, com destaque para o Prémio Literário Mendes Moreira, o Prémio Artístico Henrique Silva e o Centenário Natália Correia.
Recorde-se que o Café Literário é uma iniciativa promovida pela autarquia, desde 2018, em cada primeira sexta-feira do mês, na Biblioteca Municipal de Paredes, com o objetivo de dar a conhecer o percurso e obra de novos escritores locais e de autores já consagrados.
Ao longo destes seis anos, já passaram pela Biblioteca de Paredes, no âmbito deste projeto, mais de 50 autores, entre eles, destacam-se escritores de referência a nível nacional, como Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares.
PUB