José Manuel Ribeiro reconhecido com Crachá de Ouro nos 141 anos dos Bombeiros de Valongo

Fotografia: Rafaela Pimenta | JNR

O autarca foi distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo completou, este mês, 141 anos de história, sendo considerada uma das mais antigas do país.

A festa, que teve lugar no Quartel, ficou marcada pelo ingresso de vários Bombeiros no corpo ativo e pelas promoções nas categorias bombeiro de terceira, bombeiro de segunda, bombeiro de primeira, subchefe e chefe. Para além disso, foi apresentado o novo fardamento, foram batizados dois novos veículos, um VCOT e um VALE, e ainda foram entregues diversas distinções honoríficas.

Uma das surpresas da cerimónia, foi o reconhecimento de José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, com Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, que de acordo com os mesmos, resultou do “fruto do apoio que tem prestado às duas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho, que muito tem contribuído para a ajuda na sustentabilidade financeira das duas Associações, permitindo às mesmas, através dos seus Corpos de Bombeiros, manter um serviço de proteção e socorro de excelência às suas populações”.

Visivelmente surpreso e agradecido, o autarca falou sobre o papel dos Bombeiros na vida civil, nomeadamente das corporações pertencentes ao concelho e salientou que o apoio às duas Associações Humanitárias vai ser reforçado em breve. Além disso, usou da palavra para mostrar total solidariedade e apoio relativamente ao “abaixo-assinado” de defesa dos “soldados da paz”, que foi recentemente entregue ao Município e respetivas Juntas de Freguesia, como de resto tem sido entregue um pouco por todo o país.

“É evidente que vou colocar essa questão aos novos titulares. Sei que há condições, porque estou informado e é uma matéria que gosto particularmente. Sei que há muitos recursos financeiros para equipamentos e para instalações. Espero que o novo Governo agilize essa questão. E esta especialização da carreira, efetivamente faz sentido […] Esta é uma matéria que o Estado Português tem que de uma vez por todas enfrentar”, concluiu.

Também o João Ruas Moreira, presidente da Associação Humanitária dos BVV, aproveitou para deixar algumas palavras de gratidão: “Esta comemoração também se dirige a todos os dirigentes e bombeiros voluntários que serviram esta nobre instituição ao longo dos seus 141 anos. Quero expressar o meu mais profundo agradecimento aos bombeiros voluntários, dirigentes, parceiros e a toda a comunidade que servimos o meu sincero reconhecimento pela vossa dedicação e apoio incondicional”.

Explicando ainda parte das iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelo corpo de dirigentes, como a implementação de nova tecnologia para utilizar nas viaturas de emergência médica, que vai permitir em tempo real transmitir toda a informação necessária para o tratamento administrativo das operações realizadas, a nova imagem da corporação de Valongo, bem como, a fase final de implementação digital da angariação e gestão da carteira dos associados, tornando assim mais fácil, simples e automático o processo de adesão e cobrança de quotas.

A cerimónia ficou marcada por um minuto de silêncio em homenagem a todos os bombeiros falecidos.

PUB