Empresa valonguense VALONGOURO faz hoje 25 anos e é conhecida ultimamente pelas guitarras em filigrana do programa “A Casa de Amália”, embora já tenha uma experiência muito anterior.
A Valongouro, Ourivesaria Lda, é uma empresa portuguesa sediada no concelho de Valongo.
Foi fundada em 1999 pelas mãos de Antero Almeida e sua esposa.
Esta empresa familiar do ramo da ourivesaria, nasce originalmente vocacionada para a venda ao público e com o passar dos anos foi evoluindo para a área industrial.
Graças a toda uma vasta experiência na área, acumulada ao longo de mais de 35 anos de trabalho, Antero Almeida consegue transformar a Valongouro, naquilo que seria um negócio de proporções familiares, em algo muito mais dinâmico e grandioso. Com uma atividade mais diversificada e com a introdução de equipamentos mais sofisticados, a Valongouro consegue responder aos seus clientes com mais rapidez, design e mais qualidade na arte da Filigrana e da Alta Joalharia.
Com uma aposta ganha ao especializar-se na nobre arte da Filigrana, consegue ser-lhe atribuída a certificação e o respetivo selo de qualidade. Sendo uma das 20 empresas portuguesas certificadas na área da Filigrana.
A Valongouro é atualmente composta por 8 colaboradores, tendo a gestão e a responsabilidade de criação e design das diversas peças e coleções a cargo de Antero Almeida.
Em declarações ao Jornal Novo Regional, Antero Almeida afirma que “ao apostarmos em tecnologia de ponta e em novos equipamentos, permitiu-nos trabalhar com mais segurança, qualidade e ganhar no mercado nacional e conquistar também o mercado internacional”.
O boom da Valongouro acontece em 2004, aquando do Campeonato Europeu de Futebol.
Refere o responsável que “passaram pela nossa empresa 90% das peças personalizadas relativas ao Euro, fizemos desde troféus, lembranças de bancos, pequenas lembranças do evento e outras”.
Sobre algumas das icónicas peças já produzidas pela Valongouro, Antero Almeida diz “a partir da Filigrana, fazemos tudo aquilo que o cliente nos pede, desde Guitarras Clássicas, Guitarras Portuguesas, Cavaquinhos, Espelhos, réplicas de monumentos, retratos, fazemos de tudo”.
Sobre o futuro, a Valongouro espera continuar a exportar os seus artigos, que atualmente já são enviados para mais de 20 países, com uma taxa de exportação atual de cerca de 75% do seu volume de negócios. Ainda relativamente à exportação e colocado perante a questão da promoção, o responsável da Valongouro, Antero Almeida afirma que “a Valongouro tem prestigio a nível Internacional” .
Em 2023 Antero Almeida foi Nomeado Português de Valor e Premiado com o Prémio Honra e Mérito, tendo o prémio sido entregue pelo Presidente da Republica, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa (foto em baixo)-
“Os clientes é que nos procuram, as nossas peças vão para Todo Mundo, os clientes descobrem onde elas são produzidas e entram em contacto connosco”, refere Antero Almeida.
Com estes 25 anos de atividade da empresa, o empresário valonguense afirma-se feliz com o trabalho efectuado.
pub