PSD Valongo contra posição do Presidente da Câmara em relação às obras no Coliseu

O PSD Valongo enviou à nossa redação uma nota onde manifesta a sua discordância face à posição do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, na questão do financiamento por parte da Área Metropolitana do Porto às obras de recuperação do Coliseu do Porto.

Segundo o PSD “José Manuel Ribeiro coloca Valongo na Liga dos últimos da Cultura. O PSD Valongo expressa a sua profunda preocupação com a postura adotada pela Câmara Municipal de Valongo durante as recentes negociações entre os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) para o financiamento das obras de requalificação do Coliseu do Porto. As críticas públicas do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ressaltando a postura complicadora de Valongo, são motivo de séria reflexão.
A atitude excêntrica adotada pelo executivo socialista municipal de Valongo, liderado pelo presidente José Manuel Ribeiro, suscita preocupações quanto à sua colaboração efetiva na AMP. A recusa em alinhar com a maioria dos municípios na partilha de custos para a reabilitação do Coliseu do Porto é lamentável e levanta questões sobre o compromisso de Valongo com o desenvolvimento cultural e artístico da região.


Este compromisso pode ser questionado, por exemplo, no que respeita à recente aposta na recuperação do antigo Cinema de Ermesinde, convertendo-o numa “Casa das Artes”. Apesar de esta ser uma estratégia de requalificação que apoiamos, não podemos deixar de lamentar que mesma não seja acompanhada por uma programação cultural frequente e de qualidade. Esta ausência de visão e política cultural para o Concelho é, agora, agravada pela postura de reforço dos problemas por parte do Executivo Socialista, que excluiu Valongo da primeira divisão da agenda cultural da AMP! Ao não participar na requalificação de um dos mais importantes palcos culturais da região, o Coliseu do Porto, o Executivo Socialista desqualifica os valonguenses no usufruto de uma oferta cultural próxima e de qualidade, não existente no seu concelho”.


Mais à frente na sua tomada de posição, assinada pelo presidente da estrutura Hélio Rebelo, “o PSD Valongo insta a Câmara Municipal de Valongo a reconsiderar a sua posição, colocando os interesses da comunidade e a cooperação regional acima de divergências políticas. Sendo a união de esforços fundamental para o progresso da Área Metropolitana do Porto, esperamos que Valongo reveja a sua postura, contribuindo construtivamente para os projetos culturais comuns. Exortamos, ainda, o executivo municipal de Valongo a participar plenamente neste espírito de cooperação regional, em benefício de todos os cidadãos da AMP”.


Para o presidente do PSD Valongo: “José Manuel Ribeiro gosta de marcar pela ausência: ausência dos problemas do Concelho, com um executivo a meio tempo, ausência das respostas efetivas dos problemas dos Valonguenses, com a mobilidade, limpeza urbana, falta de investimento e respostas na saúde a faltarem. O Partido laranja diz ter uma estratégia diferente; “queremos que Valongo recupere o seu lugar entre os grandes da AMP”

PUB