Biblioteca de Valongo com a “Exposição do Centenário” até 29 de fevereiro

Exibição enquadra-se num conjunto de iniciativas e comemorações da Confederação Portuguesa das Coletividades.

A “Exposição do Centenário”, inaugurada a 10 de fevereiro, na Biblioteca de Valongo assinala os 100 anos da Confederação Portuguesa das Coletividades – CPCCRD, com a exibição de 11 quadros, especificamente escolhidos.

De acordo com Adelino Soares, vice-presidente da Confederação Portuguesa de Coletividade de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), nesta exposição “procura-se dar uma informação exaustiva acerca da efeméride, mesmo que incompleta, viajando no tempo, que vai muito para além dos 100 anos que se comemoram, com início em 31 de maio de 2023 a 31 de maio de 2024”.

Sob o mote “Um Século de Portugal – Uma longa viagem” a mostra cultural tem como objetivo homenagear todo o movimento associativo popular existente durante este período, relativamente a dirigentes e associados, nacionais, regionais e locais.

Os quadros exibidos contam a história e o processo evolutivo da atual CPCCRD, em várias datas marcantes. Entre elas, destacam-se, o Congresso da Mudança, em 1993, não esquecendo “de assinalar como um dos mais importantes, a consagração na Constituição de 1911, a garantia do direito de reunião e associação, condição que se manteve, apesar do golpe militar de maio de 1926, que instaurou o fascismo, apesar de outras dificuldades criadas”, refere Adelino Soares.

O vice-presidente, explica ainda que com o 25 de abril de 1974, assistiu-se a um crescimento do movimento associativo e “procedeu-se ao nascimento de milhares de associações por todo o país, que estão na origem de imensas atividades, obrigando a outras necessidades de correspondência orgânica e representação nacional da CPCCRD”.

Esta exposição faz parte de um conjunto de iniciativas comemorativas levadas a cabo pela Confederação Portuguesa das Coletividades que culminará com a realização do designado Congresso do Centenário, a 25 de maio deste ano, em Setúbal.

PUB