PSD de Valongo preocupado pelas falhas da UNIR. Juventude Popular também protesta

Os problemas causados pelas falhas da UNIR no que se refere às carreiras de Valongo (ver notícia noutro local), desde o dia 1 de dezembro, motivou um protesto do PSD Valongo.

Numa nota enviada ao nosso jornal pelo líder (recentemente reeleito), Hélio Rebelo, o PSD de Valongo manifesta a sua “preocupação e insatisfação com a atual situação dos atrasos sucessivos nos transportes públicos no município. A nova estratégia de mobilidade para a Área Metropolitana do Porto (AMP), protagonizada pela empresa UNIR criada para o efeito, tem tido um arranque de operação incapaz de cumprir a sua missão, deixando milhares de cidadãos sem um serviço de transporte viável e pontual. Como representantes do povo e defensores do interesse coletivo, manifestamos a nossa deceção perante os resultados iniciais da operação da UNIR, a qual tem sido marcada por atrasos, supressões e outras falhas graves no serviço. Esta situação não só prejudica a mobilidade diária dos cidadãos como compromete a qualidade de vida no município. O PSD Valongo lamenta ainda a inoperância da Câmara Municipal de Valongo e das Juntas de Freguesia, que têm demonstrado uma preocupante indiferença face a esta situação, nomeadamente no que respeita ao seu silêncio junto da AMP que tem falhado no planeamento minucioso que antecedeu a implementação do novo serviço de transportes. Reforçamos a nossa determinação em continuar a lutar por uma estratégia de mobilidade que sirva efetivamente o território e as pessoas”.

O PSD defende que “é imperativo não desistir face às adversidades iniciais e persistir na busca de soluções que atendam às necessidades da população. Comprometemo-nos a continuar a pressionar as entidades competentes para garantir que o operador cumpra rigorosamente com as obrigações estabelecidas no contrato. Os Valonguenses merecem um serviço de transporte público eficiente e de qualidade, e não aceitaremos menos do que isso. Reconhecemos as dificuldades enfrentadas nos primeiros dias de operação e esperamos que as medidas corretivas prometidas pela NEXT HOLDINGS LIMITED tenham o efeito pretendido, mas reforçamos a posição de que o Partido Social Democrata de Valongo manter-se-á vigilante e firme na defesa dos interesses dos cidadãos, e continuará a acompanhar de perto o desenrolar desta situação, visando sempre o bem-estar e a satisfação da comunidade que servimos”.

Juventude Popular também protesta

Também a Juventude Popular de Valongo fez chegar ao nosso jornal uma nota onde dá conta da sua indignação sobre o que se passa com os transportes públicos.

Louvando o trabalho feito até 1 de dezembro por entidades como a E.T.Gondomarense, a VALPIbus e a Auto Viação PACENSE, a JP diz que ultrapassada “a primeira semana de atuação da UNIR, verificaram-se diversas falhas que, perante um serviço público tão essencial como o de transporte de passageiros, se revelaram bastante nefastas para a vida dos Munícipes de Valongo que dependem do referido serviço para se poderem deslocar à sua escola, ao seu trabalho, a consultas médicas, às suas compras, entre muitas outras situações a que a ausência de transporte público causa um enorme constrangimento. Desde a ausência inaceitável de horários relativos ao concelho de Valongo verificada logo no primeiro dia de atuação da UNIR”

A JP acusa a Câmara de Valongo e diz que “enquanto órgão decisor diretamente eleito pelo povo, ao contrário da AMP, a Câmara Municipal de Valongo é a (única) entidade a quem os Munícipes poderão solicitar explicações sobre estes problemas, e, por conseguinte, é a (única) entidade a quem os Munícipes poderão atribuir a responsabilidade pelo facto de, no seu concelho, se terem verificado falhas inconcebíveis de um serviço público tão essencial como o de transporte de passageiros. Em democracia, existe sempre um responsável político por um problema existente. À Câmara Municipal caberia ter tomado desde cedo as mais diversas diligências para evitar esta situação dramática”.