Foi no passado domingo que José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo e o Presidente da CP, Pedro Moreira viajaram no histórico Comboio de Natal, entre Porto e Ermesinde.
“O objetivo é que as pessoas possam ter uma viagem inesquecível”, começa por dizer Pedro Moreira, Presidente da Comboios de Portugal (CP), no final da viagem que fez no Comboio Histórico de Natal, entre as estações de São Bento, no Porto, e de Ermesinde, em Valongo, juntamente com o Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.
O autarca de Valongo destacou a oportunidade de voltar a trazer esta iniciativa da CP ao concelho e à cidade de Ermesinde dizendo que “foi uma ideia genial da CP e que torna ainda mais simpática a utilização do comboio. É o meio de transporte do futuro. Vem muita gente. Também é para ver esta árvore (que é a maior do país) que fazem esta viagem. E ficam encantadas, foi algo muito bem conseguido!”. Reforçando também o interesse histórico e turístico do meio de transporte e dos ferroviários que fazem parte das principais marcas identitárias do concelho.
“O comboio é muito importante na história das populações. Ermesinde, não temos obviamente confirmado, mas há quem afirme que é a cidade com mais famílias de ferroviários do país, juntamente com o Entroncamento, e portanto, tudo o que possa mostrar às pessoas como o comboio é importante historicamente, como é importante no futuro, faremos […] Nós ficamos muito contentes, porque quando pensamos na árvore não sabíamos desta vontade de fazer o Comboio de Natal, portanto é daquelas coisas que surgem e são oportunidades”, concluiu José Manuel Ribeiro.




A bordo do Comboio de Natal, ambos os presidentes tiveram oportunidade de desfrutar da viagem, ver a paisagem e ainda serem presenteados com animação, doces e biscoitos típicos de Valongo.
Quando questionados sobre uma 3ª edição para o ano que vem, Pedro Moreira atira que “é possível que aconteça, mas tudo depende das condições que também a locomotiva apresentar, porque nessa altura, será já centenária”, José Manuel Ribeiro acredita que será para dar continuidade ao programa em conjunto com a CP até porque “aqui vai continuar a estar a maior árvore de natal do país para os próximos anos” e revela que a mesma “está preparada para crescer”.
No ano passado, pelo menos, seis mil adultos e crianças fizeram esta viagem e a espectativa é que este ano a mesma volte a ter tanto interesse. Até ao momento já foram realizadas 8 viagens na locomotiva a vapor 0186 e respetivas carruagens, quase centenárias.
As próximas viagens acontecem nos dias 23 e 30 de dezembro e no primeiro fim-de-semana de janeiro de 2024. Os bilhetes podem ser comprados online ou nas estações de Comboio e os horários variam entre as 15h03 e as 21h25.
PUB
