Valongo comemora Semana Europeia da Democracia Local com foco nas crianças e jovens
Pelo 10º ano consecutivo, o Município de Valongo associa-se ao Conselho da Europa para celebrar a 𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗗𝗲𝗺𝗼𝗰𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗟𝗼𝗰𝗮𝗹 (SEDL), proporcionando à comunidade com um programa intenso e diversificado, que inclui conferências, ações de formação, atividades desportivas e culturais, que começaram no dia 15 e vão até 21 de outubro. Esta quinta e sexta são os dias mais importantes
«𝗔 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗻𝗼 𝗰𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝘁𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮𝘀: 𝗨𝗺𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀» é o grande tema da conferência internacional da Semana Europeia da Democracia Local, organizada pela Câmara Municipal de Valongo, em linha com o tema definido pelo Conselho da Europa para a SEDL no biénio 23/24: «Local communities: putting democratic resilience at the forefront / Comunidades locais: colocar a resiliência democrática na vanguarda».
A conferência que contará com a presença do psicopedagogo italiano Francesco Tonucci e realiza-se no 𝗱𝗶𝗮 𝟮𝟬 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼, no Fórum Cultural de Ermesinde, culminando com a tomada de posse dos Conselheiros do segundo mandato do Conselho das Crianças de Valongo, no dia 21 de outubro, no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo.
No âmbito da programação da SEDL, destaca-se também o seminário inaugural do projeto «Empoderar Vozes Jovens», no dia 19 de outubro, das 10h00 às 13h00, a Sala das Artes, em Valongo, onde terá lugar uma reflexão sobre o papel vital que que os jovens desempenham na vida pública. Trata-se de um projeto financiado pela Agência Nacional Erasmus + e que tem como objetivo promover a participação ativa de jovens na comunidade.
A SEDL inclui ainda vasto conjunto de iniciativas dedicadas ao público escolar, que incluem a peça de teatro «’Se fosse eu que mandasse…’ (título provisório, porque quem manda ainda não decidiu)», o Curso Breve de Cidadania Local, as sessões «Constituição da República Portuguesa em 30 minutos» e «A União Europeia em 30 minutos».
Ainda no âmbito da SEDL, será apresentado o índice de Qualidade dos Orçamentos Participativos da RAP – Rede de Autarquias Participativas e realizado o VI Encontro de Proponentes do OPJV.
Com participação aberta ao público em geral, salientam-se a comemoração do Dia Mundial do Pão na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo, a Sessão da Comunidade de Leitores da Rede de Casas do Conhecimento, zumba inclusiva, teatro para bebés e as exposições «Urban Sketchers desenham o concelho de Valongo», «Manual Breve de Cidadania Local» e «A Construir Comunidade».
“Só com uma Participação mais intensa, esclarecida, informada, autónoma, livre e plural, de todas as idades e condições sociais, conseguiremos defender as nossas Democracias, designadamente das ameaças como a desinformação, a radicalização e os fundamentalismos.
O papel da Democracia de Proximidade, ao nível local e regional, é crítico para o desfecho de tão importante e decisivo combate global e societal da nossa época, pois é o patamar de vida das comunidades onde existe maior proximidade, e onde as pessoas se relacionam olhos nos olhos, sem a intermediação de redes sociais e mecanismos de Inteligência Artificial.
Esta é mais uma iniciativa de defesa de processos governativos que tenham lugar em espaços abertos e fluidos, no qual participam múltiplos atores unidos sob a sustentação do interesse coletivo.
A participação é essencial à democracia, mas só é interessante, social e politicamente produtiva se for realmente interessada, informada, plural e responsável.
Acreditamos que iniciativas como esta constituem o referencial de ação que garante as melhores condições para uma participação ativa dos cidadãos, de atores públicos e privados, na formulação e implementação das políticas públicas”, considera José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara de Valongo e Presidente da Rede de Autarquias Participativas.
