A Mercadona vai abrir, no dia 4 de outubro, mais um supermercado no concelho de Gondomar, localizado na Avenida Oliveira Martins, freguesia de São Cosme. Recorde-se que esta cadeia já tem um supermercado em Fânzeres.
No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, esta loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Social de Soutelo.
A Mercadona, empresa de supermercados, abrirá, no dia 4 de outubro, o segundo supermercado no concelho de Gondomar, localizado na Avenida Oliveira Martins, freguesia de São Cosme. O primeiro abriu em julho de 2019, em Fânzeres.
No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com o Centro Social de Soutelo.
As doações de alimentos fazem parte de um dos compromissos que a Mercadona mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas lojas.
A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta entidade, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que concentra a sua intervenção nas comunidades locais e nas suas pessoas contribuindo para promover e desenvolver respostas sociais emergentes para a comunidade, através dos serviços de Creche, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Apoio Alimentar, entre outras. As doações realizadas pela Mercadona servirão, acima de tudo, para continuar a garantir as refeições diárias que o CSS assegura diariamente a todos os que mais necessitam.
Doações da Mercadona em 2023
Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, no total, no primeiro semestre de 2023, a Mercadona doou 600 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 10.000 carrinhos de compras, a mais de 40 cantinas sociais, 8 bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal. No distrito do Porto, onde a empresa conta já com 20 supermercados em funcionamento, foram doadas 140 toneladas de produtos de primeira necessidade a instituições locais de solidariedade social.
Sandra Felgueiras, Pres. da Direção do Centro Social de Soutelo, afirma que“o Centro Social de Soutelo está ao serviço da comunidade há 48 anos. Atualmente, a nossa intervenção alcança cerca de 3000 mil pessoas anualmente: crianças, famílias, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A celebração deste acordo de cooperação com a Mercadona, vem contribuir de forma significativa para que o Centro Social de Soutelo possa cumprir a sua missão de apoio à comunidade, através do apoio que será concedido aos nossos utentes e famílias vulneráveis da comunidade. Ao Mercadona, que se afirma sem dúvida como uma empresa com elevada responsabilidade social, agradecemos a confiança depositada na intervenção do Centro Social de Soutelo e a disponibilização de recursos que nos ajudarão significativamente a cumprirmos um dos nossos motes mais importantes: ser uma instituição da comunidade para a comunidade.”
Joana Ribeiro, Diretora de Relações Externas da Mercadona, (distrito do Porto), acrescenta que “é com enorme satisfação que anunciamos a assinatura de um acordo de colaboração entre a Mercadona e o Centro Social de Soutelo, em Gondomar através do qual iremos doar bens de primeira necessidade às pessoas do município que mais precisam. Além disso, esta iniciativa reflete o compromisso da Mercadona em ser uma empresa socialmente responsável”.
Para além de Fânzeres, a Mercadona tem duas lojas em Valongo (Ermesinde e Valongo) e na Maia, para além de outras na região.
Na foto: Joana Ribeiro, da Mercadona, e Sandra Felgueiras, Pres. da direção do Centro
Social de Soutelo, na assinatura do acordo de colaboração.
