Paredes. Mosteiro de Vilela vai dar lugar ao Museu do Mobiliário e Artes em Madeira

Deverá começar em breve a transformação do Mosteiro de Vilela no Museu do Mobiliário e Artes em Madeira, em Paredes, já que a candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovada e os procedimentos estão lançados. A informação foi avançada pelo Jornal de Notícias na primeira edição do ano.

Esta transformação vai custar cerca de 3 milhões de euros, vindos do PRR e da Câmara Municipal de Paredes (CMP), que vai investir cerca de 1 milhão de euros. A empreitada tem um prazo de execução de 18 meses e, por isso, o Museu do Mobiliário e Artes em Madeira deverá estar concluído em 2024.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, ter um novo espaço “que retratasse a história do mobiliário e a arte de trabalhar a madeira em Paredes fazia todo o sentido”, disse o autarca ao Jornal de Notícias. Alexandre Almeida fala ainda do turismo industrial que pretende atrair para a região e sublinha que “a indústria de mobiliário é, sem dúvida, a grande marca identitária e diferenciadora do concelho de Paredes”.

Exposições permanentes e temporárias, espaços interativos e para workshops, bem como para oficinas de arte em madeira, são algumas das valências que vão fazer parte do novo Museu. Note-se que esta obra foi apresentada aquando da primeira edição do Festival de Artes em Madeira de Paredes, que aconteceu em setembro de 2022. Este novo edifício pretende, aliás, ser o epicentro das próximas edições deste evento.

O Mosteiro de Vilela, que terá sido fundado no século X, é propriedade da autarquia e está classificado como Imóvel de Interesse Público.