O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai ter um “Centro de Ciência e Inovação” em 2023. Este novo equipamento vai permitir fazer ensaios clínicos com medicamentos inovadores em ambiente de ambulatório e deverá estar pronto já no segundo semestre do próximo ano. Orçamento é de mais de 200 mil euros.
Abrangendo toda a população da região norte, este novo “Centro de Ciência e Inovação” pretende melhorar as condições logísticas para a realização de ensaios clínicos, aumentar a competitividade do Centro Hospitalar Universitário de São João no panorama europeu e ainda captar novos ensaios clínicos em áreas de diferenciação.
A diretora clínica do CHUSJ, Maria João Batista, explica melhor esta aposta, dizendo que o Hospital tem “neste momento, 95 ensaios clínicos ativos. É possível, com pragmatismo e empenho, duplicar estes valores, com excelentes ganhos em saúde para os doentes, mas também para a instituição e para o país. É o momento certo para avançar, com o apoio generoso e inexcedível dos Mecenas do projeto”.
Com um orçamento previsto superior a 200 mil euros, o futuro “Centro de Ciência e Inovação” do Centro Hospitalar Universitário de São João, será construído através do mecenato da Super Bock de Maria Fernanda Amorim e do Grupo Fuste, bem como do apoio da sociedade de advogados TELLES.
Note-se que os ensaios clínicos permitem aplicar os resultados da investigação biomédica laboratorial na realidade clínica e também testar novas formas de tratar e/ou prevenir doenças. Esta é “uma atividade de grande inovação que utiliza produtos de elevado grau de maturidade na cadeia de investigação e desenvolvimento”, esclarece o CHUSJ em comunicado, acrescentando que “todos os processos são planeados, implementados, avaliados e auditados de forma rigorosa, para minimizar os riscos gerados pela exposição humana ao produto experimental, maximizando simultaneamente a probabilidade de eficácia clínica”.