Obras no viaduto Brás Oleiro, Águas Santas. CMMaia pede “compreensão” aos munícipes

As obras no viaduto Brás Oleiro, em Águas Santas, começaram há cerca de dois meses e têm gerado constrangimentos com o corte da Rua D. Afonso Henriques e o desvio de cinco linhas da STCP. Em comunicado enviado às redações, a Câmara Municipal da Maia pede a “melhor compreensão cívica de todos para o facto de ser necessária alguma paciência” e sublinha “os benefícios futuros de uma ponte com muito mais segurança e comodidade para quem necessita de a utilizar”.

Neste momento, a empreitada está a reabilitar, reforçar e aumentar a passagem superior à linha do comboio, na rua D. Afonso Henriques. Por se tratar de uma linha férrea, os trabalhos acontecem apenas à noite, entre as 03.00 da madrugada e as 08.00 da manhã, “o que garante a segurança das populações e diminui os incómodos para quem utiliza aquela passagem aérea ao longo do dia”, esclarece a autarquia.

Ainda a propósito destes horários de trabalho, “a Câmara Municipal da Maia compreende que para quem passa diariamente no local, não vendo ninguém a trabalhar, em horário diurno, pode pensar que a obra está parada. Mas a verdade é que a empreitada nunca esteve parada, a não ser por condições climatéricas adversas e severas, como se tem constatado ultimamente”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O facto de muitos elementos estruturais serem pré-fabricados em estaleiros próprios fora da obra, a existência de inúmeras estruturas urbanas que atravessam a ponte que vai ser demolida e o estado avançado de deterioração da ponte atual ajudam a explicar a complexidade desta empreitada, a cargo da Mota Engil.

Apesar de todos os constrangimentos, a Câmara da Maia reitera que “está a acompanhar em permanência o evoluir da obra, encetando todos os esforços para que a mesma se conclua de harmonia com o previsto, concedendo toda a atenção às questões de segurança e à mitigação dos inconvenientes que os trabalhos acabam por acarretar para quem vive e circula naquela área” e conclui o comunicado de imprensa enviado com uma referência aos benefícios que esta obra vai trazer assim que estiver concluída.