“Quem viu e quem vê as nossas serras”, diz vereador Paulo Ferreira

O Concelho de Valongo tem um rico Património Natural, em que as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, são parte integrante do Parque das Serras do Porto e constituem uma unidade paisagística de extrema importância para a Área Metropolitana do Porto, pela sua localização estratégica.

Nos últimos anos têm sido desenvolvidos vários projetos de aproveitamento desta mais-valia natural.

O vereador com o pelouro do Desporto, Paulo Esteves Ferreira disse ao Jornal Novo Regional que “quem viu e quem vê as nossas serras! Em 9 anos transformamos a forma como as pessoas vêm e se relacionam com as nossas serras. Se antes eram poucos os que se aventuravam, pois havia o receio do desconhecido, dos fojos, de se perderem ou de encontrarem pessoas pouco recomendáveis, agora, e com todas estas infraestruturas que nós implementamos, temos milhares de pessoas a visitar as nossas serras. Seja para a prática desportiva, científica ou de puro laser, as pessoas sentem-se seguras porque sabem que seguindo os trilhos e percursos marcados, entram e saem da serra de forma tranquila e segura, usufruindo daquilo que de mais bonito e interessante a serra e a sua fauna e flora, tem para oferecer. Estes equipamentos foram transformadores e mudaram definitivamente a forma de nos relacionarmos com a serra.”

Esta área verde oferece condições únicas para a prática do BTT, do Trail Running, de Caminhadas e da Equitação, Escalada, entre outras, sendo uma mais-valia a sua proximidade da região turística do Porto e a facilidade de acesso aos locais de entrada nestas Serras, através de transportes públicos ou próprios.

Neste sentido, o Município de Valongo com a pretensão de ser considerada a “Capital do Desporto Outdoor”, tem vindo a implementar nas serras algumas infraestruturas desportivas, sendo o único na Área Metropolitana do Porto, com: Centros de BTT de Trail Running, Trilhos Equestres, Centro de Escalada e um Circuito de Contemplação.

O Município promove ainda na Serra de Santa Justa, Serra de Pias, Trails, Caminhadas e provas de BTT, e na Serra de Quintarrei, eventos motorizados.

A mais antiga estrutura outdoor é o Centro de BTT, inaugurado em 06 de agosto de 2017, constituído por 6 percursos, num total de 153Km de trilhos, ao longo dos quais se consegue visualizar o Património Natural do Concelho, com paisagens encantadoras, passando pela Aldeia de Couce, Capela de Stª. Justa e S. Sabino, Fojo das Pombas e Marco Geodésico de Quintarrei. Temos duas portas de entrada na serra, a principal na Freguesia de Campo e a secundária na Freguesia de Sobrado,

No ano seguinte foi inaugurado a 18 de março de 2018 o Centro de Trail Running, sendo o único no país com sinalética refletora, que permite a prática noturna, assim como segmentos de corrida que permitem ao utilizador avaliar a sua forma física. Composto por 4 percursos sinalizados, sendo o mais fácil com cerca de 10kms para praticantes iniciantes e o mais exigente com cerca de 45kms, perfazendo um total de cerca de 90Km de trilhos, passando na Ponte da Queiva, Fragas do Castelo, Marco Geodésico de Quintarei, Maciço Rochoso de Pias, etc. Com percursos circulares, tem o seu ponto de apoio no Parque da Cidade de Valongo, dispondo de balneários com fechaduras eletrónicas, podendo assim os utilizadores, com um código fornecido pelo Municipio, aceder ás instalações 24h por dia.

Relativamente aos Trilhos Equestres, implementado em 14 de outubro de 2018, salienta-se os 3 percursos existentes com diferentes distâncias, prefazendo 18 Km de percursos sinalizados, na sua totalidade localizado na Serra de Pias em que o cavaleiro poderá percorrer os trilhos em harmonia com o meio e de uma forma segura. No Centro Hípico de Valongo, existe uma instalação de apoio aos Trilhos Equestres, onde poderemos encontrar várias valências, para um bom acolhimento de cavalos e cavaleiros, designadamente: serviço de guia em Inglês e francês, parqueamento de caravanas, disponibilização de cavalos, veterinário, boxes para particulares, restaurante e ainda lojinha de artigos equestres para os aficionados.

Já no ano de 2021, foram criados e implementados no dias 13 de maio e 10 de junho, respetivamente, o Centro de Escalada e o Circuíto de Contemplação.

Quanto ao centro de Escalada e aproveitando as condições naturais que a Serra de St. Justa implementa-se o Centro de Escalada em parede natural, abrangendo inicialmente 3 maciços rochosos, nomeadamente, Fragas do Castelo, Fraga do Teto e Fraga Lisa, podendo futuramente ser expandido a outros maciços que reúnam as condições necessárias para a prática desta atividade radical

Estas Fragas disponibilizam um total de 40 vias de acesso, com diferentes graus de dificuldade, permitindo a prática da Escalada desde utilizadores principiantes, até aos mais experientes, permitindo usufruir de uma vista magnifica e privilegiada sobre o Rio Ferreira e o Parque das Serras do Porto.

Por outro lado, o Circuito de Contemplação, com um cariz mais turistico, permitirá relaxar a ouvir as águas rápidas do rio, o vento a sussurrar por entre as árvores, mas também apreciar o planar de uma Águia ou uma Garça.

Esta infraestrutura desenvolve-se nas Serras de Valongo, onde o visitante tem a possibilidade de apreciar a beleza do Vale de Couce e a sua aldeia, o serpentear do Rio Ferreira e os moinhos onde antigamente era moída a farinha. Com elevações entre 350/400 mts acima da linha do mar, é possível ter vistas magnificas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, isto para o lado da faixa costeira. Para o interior, podemos desfrutar de vales e serras, que em dias de boa visibilidade nos permite visualizar uma das maiores serras de Portugal Continental com cerca de 1416 metros de altitude, a Serra do Marão.

Ao longo dos cerca de 30 kms de circuito, o visitante vai ter a possibilidade de descansar, apreciar a paisagem, aproveitando os tês baloiços e os três imponentes tronos Romanos, para registar fotograficamente a sua passagem pelo nosso território.

Com vista a promover estas infraestruturas, o Municipio de Valongo criou no ano de 2022 o site “ValongoInOutdoor”, assim como uma aplicação móvel com o mesmo nome, sendo estes meios um guia para conhecer todas as estruturas Outdoor existentes no Município de Valongo. Aqui encontrará Mapas, Percursos, que pode descarregar, as Sinaléticas usadas, as normas de segurança, assim como informações úteis de onde comer e onde dormir.

Para além do referido destaque agora para a Escadaria da Cuca Macuca.

Uma nova infraestrutura que está agora na sua 2 fase e que ligará o centro da cidade ao topo da serra através de um misto de escadaria em madeira e percursos naturais. No topo da serra o percurso termina numa enorme varanda panorâmica com uma vista soberba sobre o litoral norte.