Maia entre os melhores municípios do país em gestão financeira

A performance em matéria de gestão financeira da Maia foi considerada uma das melhores do país pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. O município ficou em 3º lugar, depois de Sintra e Santa Maria da Feira, entrando assim no pódio nacional dos maiores municípios.

Esta informação foi divulgada esta terça-feira 9 pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e é da autoria de um grupo de investigadores, com coordenação da professora Maria José Fernandes, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade(CICF) — Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) — Universidade do Minho, contando também com a participação do Tribunal de Contas, sob a égide da OCC.

Esta classificação é referente ao ano de 2021. “No contexto global dos 308 municípios, só 74 deles obtiveram uma classificação capaz de passar o teste da eficiência financeira, o que significa que apenas 1 em cada 4 logrou concretizar esse objetivo”, explica a autarquia.

Olhando para os indicadores avaliados, a Maia obteve mais de 80% em todos os que têm importância para a eficiência financeira, objetivo atingido por apenas mais 6 autarquias, “revelando quer as suas boas práticas de gestão, como o seu foco político na preservação da independência financeira do Município, situando-se neste indicador na 7ª posição entre os maiores municípios de Portugal”, descreve a Câmara Municipal em comunicado enviado às redações.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, “Encaro os resultados da nossa classificação em todos os indicadores, como um estímulo para continuarmos neste caminho de rigor e uso parcimonioso dos recursos financeiros, mas também como um acréscimo à nossa responsabilidade e um desafio para incrementarmos a nossa performance ao nível da eficiência e eficácia nesta matéria, para que possamos continuar a realizar obras que melhorem a vida concreta das pessoas e possamos dizer presente, sempre que as circunstâncias económicas e sociais o justifiquem. A eficiência na gestão financeira é positiva para a comunidade porque nos permite utilizar bem os recursos a favor da qualidade de vida de todos os maiatos…”.