Hélio Rebelo, que encabeça a lista V, é o vencedor das eleições concelhias do Partido Social Democrata em Valongo. Ato eleitoral decorreu no passado sábado 8 na sede do partido, em Ermesinde. A lista de Daniel Felgueiras – que contava com Trindade Vale e Miguel Santos – saiu derrotada. O resultado foi de 159 votos para a lista de Hélio Rebelo e 128 votos para Daniel Felgueiras.
O movimento #V25, liderado pelo social-democrata Hélio Rebelo, apresentou-se a eleições com
a ambição de preparar o futuro do Concelho de Valongo, nomeadamente no que respeita ao
próximo ciclo autárquico, que se inicia em 2025.
À frente da lista para a comissão política, agora eleita, está Hélio Rebelo, que conta com Daniel Gonçalves e Ivo Costa Santos como Vice-Presidentes, César Vasconcelos como Secretário e Diogo Rebelo Marquez como Tesoureiro.
Nas palavras do novo líder do PSD Valongo, “a lista V representa um movimento mais alargado de militantes que estão profundamente comprometidos com a necessidade de resgatar o Município do marasmo em que se encontra, procurando criar as condições para que o PSD possa apresentar nas próximas eleições autárquicas de 2025 um programa de ação com protagonistas que sejam capazes de
recuperar a confiança dos munícipes de Valongo”.
Eleições para o núcleo de Ermesinde e Núcleo de Campo e Sobrado
O ato eleitoral para a concelhia de de Valongo não fui o único onde houve mais do que uma lista candidata. Também no núcleo de Ermesinde o ato eleitoral contou com duas candidaturas: a lista V, com Rui Abreu, recandidato a mais um mandato, e a Lista A, com Hugo Peixoto, que foi candidato do PSD à junta de freguesia de Ermesinde nas últimas eleições autárquicas.
No final do dia, a lista V saiu vencedora destas eleições com um total de 57 votos face à lista A, que recolheu 40 votos dos militantes.
Em Campo/Sobrado, a votação foi mais unânime, já que apenas havia a lista U a votos. Liderada por Diogo Pastor, esta candidatura recolheu 54 votos, dando início a mais um mandato.
“O PSD tem a obrigação de propor um projeto alternativo aos valonguenses”
Numa nota enviada à imprensa a dar conta da candidatura do “movimento #v25”, Hélio Rebelo criticou a atual gestão do concelho por parte do Partido Socialista: “desde 2013, o PS tem renovado os seus mandatos autárquicos, o que contrasta com a falta de progresso do concelho”, lê-se.
O movimento que agora lidera a concelhia valonguense defendeu ainda que “apesar do número de moradores ter crescido nos últimos anos, a maioria dos indicadores do concelho são negativos em termos absolutos e em termos relativos face à Área Metropolitana do Porto (AMP). Valongo é hoje um dos concelhos da AMP com os piores indicadores de qualidade de vida da população”, apresentando-se como alternativa.
