Centro de Dia de S. Pedro Fins com cinco casos positivos – espaço tem utentes de Valongo

Três utentes e duas funcionárias do Centro de Dia de S. Pedro Fins foram diagnosticados com COVID – 19. O espaço, que está sob alçada da Junta de Freguesia, está encerrado desde o dia 16 de março e todos os utentes, incluíndo idosos do concelho de Valongo, estão a ser devidamente monitorizados.

De acordo com o presidente da autarquia, Alvarinho Sampaio, que se encontra de quarentena porque dois dias antes de encerrarem esteve em contacto com os utentes da sala de convívio, o quadro é positivo, embora “estejamos a falar de pessoas já com muita idade e com outros problemas associados, nomeadamente, problemas respiratórios”, refere o edil.

A diretora técnica do centro de dia está em contacto com o delegado de saúde desde domingo, dia 15 e garante que ainda não há conclusões sobre a cadeia de transmissão. Neste momento, “é de desconfiar de todas as saídas que fizemos porque a situação está critica”, sublinha.

Raquel Azevedo Freitas recorda que o centro de dia já estava a tomar medidas preventivas desde o Carnaval. Por exemplo, os utentes mal chegavam, lavavam as mãos. A partir do dia 9 de março decidiram cancelar o serviço de acompanhamento a consultas. “Realmente as idas aos hospitais, com utentes de fora, que não eram nossos, não nos agradava muito a ideia e apesar dos protestos cancelamos o serviço”, conta.

Foram reduzindo o grupo e, no final da semana, já só tinham 11 utentes e estavam preparados para na segunda feira, dia 16, trabalharem com o serviço de apoio domiciliário e o serviço de refeições. “No domingo à noite liga-me a filha da utente a dizer que a mãe estava internada com COVID – 19”.

A senhora, que já estava doente há algum tempo, foi atendida no Hospital Privado de Alfena, fez uma série de exames e o diagnóstico foi “infeção urinária”. A verdade é que a senhora continuava a piorar e, na sexta feira, a família decidiu chamar o médico da freguesia.

As duas funcionárias e os dois utentes estão em casa e encontram-se bem. “Não têm tido febre, nem tosse”. Apenas a senhora está internada, em coma induzido.

Mas estes não são os únicos casos que surgiram nesta freguesia do concelho da Maia. Alvarinho Sampaio fala de outros que estão internados. É o caso de uma senhora, que foi internada no sábado, e que tudo indica que foi infetada em Barcelos por familiares. Está um outro senhor internado, em coma induzido. “E estão outros casos menos graves, que estão em casa”.

Raquel Azevedo Freitas apela à população para que tenha cuidado porque o risco é muito elevado. “às vezes estamos concentrados num elo de ligação e esquecemos outro” Portanto, a palavra de ordem é “atenção”.

Isabel Fernandes Moreira

Be the first to comment on "Centro de Dia de S. Pedro Fins com cinco casos positivos – espaço tem utentes de Valongo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.