Valongo aposta forte na animação de Natal

O encanto da quadra natalícia já está a chegar ao concelho de Valongo. A inauguração oficial das iluminações natalícias e da Aldeia Natal realiza-se amanhã, dia 5 de dezembro, às 18h30 no Largo do Centenário em Valongo, e às 21h00, no Parque Urbano de Ermesinde.

“Este ano decidimos aumentar o número de dias das Aldeias de Natal em Ermesinde e Valongo, principais centros urbanos do concelho e onde se concentra o comércio local, aumentando o investimento em iluminação com o objetivo claro de estimular a economia local e mais convívio da comunidade nesta época natalícia”, salienta o presidente da Câmara Municipal José Manuel Ribeiro, referindo que “o feedback da comunidade e do comércio local tem sido muito positivo, registando-se de ano para ano um aumento significativo da adesão da população que sai à rua para conviver e celebrar esta quadra festiva no concelho de Valongo”.

O valor do investimento global do Município em iluminação natalícia é de €89.790. Além dos principais eixos urbanos do concelho, serão iluminados/decorados os principais acessos e equipamentos culturais das freguesias de Alfena, Campo e Sobrado, Ermesinde e Valongo.

Além da Aldeia de Natal, na programação natalícia do Município de Valongo, destaca-se o Ciclo de Concertos de Natal com o “Duo Lírico”, nos dias 8 e 22 de dezembro constituído pela soprano Filipa Lopes e pelo tenor Carlos Guilherme (conceituado intérprete do tema “Quando o Coração Chora”), que estará presente nos três concertos, acompanhado por Pedro Vieira de Almeida no piano. Os Concertos que terão lugar nas Igrejas Matrizes de Sobrado e Alfena contarão com a atuação da Banda Musical de São Vicente de Alfena. Já a Igreja Matriz de Campo receberá a Banda Musical de São Martinho de Campo e o Coro Infantil da sua Escola de Música.

Entretanto, está já patente no Museu Municipal de Valongo, a tradicional Exposição/Venda de Presépios de trabalhos de artesãos concelhios e de alunos da Escola Básica Vallis Longus. Este ano destaca-se o Presépio criado pela octogenária D. Clemência Mença, como gosta de ser chamada, que recria diferentes quadros bíblicos recorrendo a mais de 1000 figuras em croché.
Estas exposições podem ser visitadas até 6 de janeiro de 2020, durante o horário normal de funcionamento do espaço: segunda a sexta das 9h00-12h30 / 14h00-17h30 e excecionalmente nos domingos: 1, 8 e 15 de dezembro, entre as 15h00 e as 18h00. Nestes domingos, haverá apontamentos de trabalho ao vivo, dinamizados pelos artesãos do concelho.

Be the first to comment on "Valongo aposta forte na animação de Natal"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.