A Câmara de Gondomar estima que o mau tempo causou nas últimas 48 horas prejuízos de dois milhões de euros e pondera pedir ajuda ao Governo por considerar o valor “incomportável”, disse hoje o autarca local.
“Temos muitas ocorrências relativas aos rios e nível das águas, bem como de muros caídos, derrocadas e inundações que não fizeram vítimas, mas os danos que calculamos só de via pública – sem contabilizar equipamentos como escolas ou espaços privados – são da ordem dos dois milhões de euros. Isto só nas últimas 48 horas. Estamos a ponderar pedir ajuda ao Governo porque é um valor incomportável para a Câmara”, disse autarca Marco Martins.
O presidente da Câmara de Gondomar, indicou que as margens dos rios Ferreira e Sousa transbordaram, causando inundações nas zonas do Covelo, Foz do Sousa e São Pedro da Cova.
Quanto aos rios Tinto e Torto não transbordaram “para já”, como disse Marco Martins cerca das 15:30, mas “o nível das águas já causava preocupação” nas zonas de Fânzeres e Baguim do Monte.
Quanto ao caudal do rio Douro, este no concelho de Gondomar fez com que o passadiço de Gramido esteja submerso.
“Já há peças do passadiço a flutuar”, disse o presidente da Câmara de Gondomar, acrescentando que em todo o concelho estão cortadas “cerca de 12 e 14 estradas municipais”.
A passagem da depressão Elsa, em deslocação de norte para sul, provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou perto de 80 pessoas desalojadas, registando-se entre quarta-feira e as 12:00 de hoje cerca de 7.000 ocorrências, na sua maioria inundações e quedas de árvore.