Juventude Socialista de Valongo realizou debate aberto à comunidade

A Juventude Socialista (JS) de Valongo realizou, na passada sexta-feira, 6 de dezembro, mais um debate aberto à comunidade, desta vez sobre o tema Rendimento Básico Incondicional (RBI). A iniciativa, que contou com sala cheia na Junta de Freguesia de Valongo, reuniu dezenas de jovens, cidadãos de dentro e fora do conselho, militantes e simpatizantes de vários partidos.

O encontro prolongou-se por várias horas, contanto com inúmeras intervenções da plateia, perguntas aos convidados, reflexões e opiniões divergentes em torno da temática do RBI.

Na mesa de debate estiveram o presidente recentemente reeleito da JS de Valongo, Pedro Pimenta, o presidente da Junta de Freguesia valonguense, Ivo Neves, e os  dois oradores convidados – o professor doutor Paulo Reis Mourão, autor de vários títulos sobre Finanças Públicas, Economia Social e Economia do Desporto e presença assídua em vários órgãos de comunicação social, e o doutor Hugo Carvalho Gonçalves, licenciado em Direito e com o curso de mestrado em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade do Porto.

A iniciativa integra um conjunto de debates que a estrutura local tem vindo a realizar ao longo do último ano, entre os quais se destacam as discussões em torno da adopção por casais homossexuais, legalização das drogas leves, ascensão da extrema-direita e violência no namoro.