CSPA organizou I Campeonato de Boccia Inter Instituições

O CSPA – Centro Social e Paroquial de Alfena organizou, esta segunda feira, dia 25 de novembro, no seu Pavilhão Gimnodesportivo, o I Campeonato de Boccia Inter Instituições. O objetivo foi promover o convívio entre diferentes instituições, bem como contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos participantes.

A iniciativa contou com a participação de 16 equipas seniores, de diferentes instituições de Valongo, nomeadamente da Academia Sénior do Concelho de Valongo, da Santa Casa da Misericórdia de Valongo e da Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde.

Foi precisamente a Académia Sénior que arrecadou os dois primeiros lugares. Valongo ficou com o primeiro lugar, e Ermesinde com o segundo. À instituição organizadora coube o terceiro e último lugar do pódio.

Também esta segunda feira, a instituição fez a apresentação pública da equipa de boccia da Unidade de Deficiência de Alfena, que está a dar os primeiros passos. Foi precisamente a equipa que deu o pontapé de saída para uma manhã de franco convívio entre instituições.

O Boccia foi inicialmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas acabou por se tornar um jogo popular. Daí que, hoje em dia seja praticado por muitas outras pessoas, nomeadamente em idade sénior.

O Boccia sénior ajuda idosos com limitações físicas. Entre os benefícios para a sua prática entre esta comunidade, em primeiro lugar, pode-se apontar o facto de permitir a estimulação cognitiva, ao nível das capacidades de atenção, concentração, raciocínio e memória.

Para além disso, a prática da modalidade contribui para uma melhoria da qualidade de vida, promovendo um estilo de vida mais ativo; para a promoção da capacidade de decisão, para a melhoria das capacidades sociais, nomeadamente ao nível do convívio e socialização e para a melhoria da autoestima e autoconfiança.