Xadrezista de Valongo em quarto no europeu universitário de rápidas

O Mestre Internacional André Ventura Sousa concluiu a sua prestação no Campeonato Europeu de partidas rápidas no quarto posto com 6,5 pontos resultantes de 5 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

O jovem natural de Valongo participou no Europeu da variante de Rápidas (variante do Xadrez onde cada xadrezista dispõe de 3 minutos para efetuar todos os seus lances com um acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado) depois de se ter sagrado Campeão Nacional Universitário desta variante.

Cotado como o 15.º do ranking inicial, o estudante de Engenharia na Universidade do Porto manteve uma elevada performance, tanto mais ter enfrentado 6 xadrezistas com um ELO FIDE superior ao apresentado pelo jovem valonguense nascido no ano 2000.

Depois da vitória da ronda inicial, a segunda ronda trouxe a única derrota do percurso frente ao Grande Mestre Kirill Shevchenko, seguindo-se um empate e três vitórias com novo empate na sétima ronda.

Os dois últimos embates foram com dois Grandes Mestres Tigran Harutyunian e Maksim Chigaev, respetivamente terceiro e primeiro do ranking inicial, com o campeão nacional absoluto de 2017 a alcançar uma vitória face ao primeiro e um empate face ao segundo. 

Este é mais um brilhante desempenho de André Ventura Sousa nesta variante do Xadrez, onde o valonguense se sagrou recentemente campeão nacional absoluto nos Campeonatos Nacionais disputados em São João da Madeira.