15 projetos aprovados no Orçamento Participativo Jovem de Valongo

Os vencedores da 6ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) foram conhecidos no passado sábado à tarde, na Gala Final que este ano se realizou ao ar livre no Parque da Cidade de Valongo, em simultâneo com o encerramento do Festival de Juventude «Sai da Caixa».

Nesta edição do OPJV passaram à fase de votações 33 projetos. Venceram na categoria escolar os projetos: Laboratório de Aprendizagem; Sala de Convívio Cool; Investigar para Aprender; Janelas para o Amanhã; Desporto em Cabêda; Jardim das Estações. Os projetos vencedores na categoria extraescolar foram: Encontro De Youtubers; “Abriga(Me)”; Lan House em Valongo; “Vamos Dar Banho ao Cão”; Clube de Código – Cria o Teu Jogo!;  Hip-Hop Week. Na categoria Gerações venceram os projetos: Partilha de Histórias; Oficinas das Artes e Ontem; Amanhã da Fotografia. A cada projeto será atribuída uma verba de 10.000€, num  investimento total será de 150.000€.

A divulgação dos 15 vencedores foi intercalada com as atuações de academias e grupos de dança Tigre Branco, MTV4Dance e Noe Dance Studios, destacando-se também a realização de mais uma conferência no âmbito do Projeto “Juventude+Esclarecida”, com o aclamado ator, coreógrafo e cantor, Vítor Fonseca, conhecido como Cifrão. O evento incluiu ainda as inaugurações oficiais do projetos da 5ª edição do OPJV, “Aulas de Socialização para Cães” e “Aulas de Hip Hop”, com as respetivas demonstrações do que tem sido desenvolvido.

Implementado desde 2014, o OPJV é um projeto do Município de Valongo que visa o envolvimento dos jovens na comunidade, de uma forma mais construtiva e participada. Através da criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre o território que agrega as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo, o OPJV permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem. Podem participar no OPJV jovens dos 6 aos 36 anos de idade que estudem ou residam no concelho de Valongo e que sejam leitores da Biblioteca Municipal. Esta foi a principal novidade introduzida nesta 6ª edição, que teve 3413 votantes.

“Todos os anos inovamos e aperfeiçoamos o OPJV, uma iniciativa poderosa que dá a oportunidade a milhares de jovens, e seniores nos projetos intergeracionais,  de terem uma ideia que pode fazer a diferença na vida das pessoas e da comunidade. Este ano passou a ser obrigatório ser leitor das bibliotecas públicas do concelho para participar no OPJV, pois queremos que toda a comunidade valorize o ato de ler e de saber mais”, salientou José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

Na intervenção de abertura da Gala do OPJV, o autarca destacou também que “temos uma taxa de concretização dos projetos vencedores de todas as edições anteriores do OPJV de 100%, o que além de invulgar gera enorme confiança nos jovens, nas famílias e nas comunidades escolares que todos os anos participam”.

Em baixo as votações totais: