Sopa Seca é o único produto de Valongo nas Sete Maravilhas Doces

A organização do concurso das Sete Maravilhas Doces de Portugal já escolhe os 140 finalistas, sete por distrito e regiões autónomas.

De Valongo o único escolhido foi a Sopa Seca, na categoria de Doces Festivos.

Do distrito do Porto os outros candidatos são: Biscoito da Teixeira, de Baião, Jesuítas, de Santo Tirso, Cavacas de Margaride, de Felgueiras, Leite Creme, de Lousada, Pão de Ló de Margaride, de Felgueiras e Sarrabulho Doce, de Lousada.

O Painel de Especialistas votou segunda vez para identificar os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal ® . Agora esta lista foi reduzida a 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final de 140 doces que avançam para votação do público.

Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.

“Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”, assegura Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

No caso de Valongo é estranha esta opinião do diretor do evento, uma vez que a Sopa Seca, apesar da sua importância, não é, segundo todas as opiniões que ouvimos, nem de perto nem de longe, o doce mais representativo de Valongo. O painel de especialistas referido não deve, por isso, ter feito o trabalho de prospeção que se impunha. E recorde-se que foram apresentadas muito mais candidaturas, entre elas alguns biscoitos conhecidos e vendidos em todo o país e não só.

De qualquer forma, agora o concurso vai estar nas mãos dos espectadores, que terão de votar nas eliminatórias e na final, que decorrerão no verão e que serão transmitidas pela RTP 1.