Concerto da Ascensão em Alfena

A Associação Chorum Dei Laetitia, sob a direção do Maestro Carlos Tavares, juntamente com a Orquestra Oporto Strings Quartet, vão levar a cabo o “Concerto da Ascensão”. Será realizado no próximo dia 2 de junho às 18h na Igreja Matriz de Alfena. Do programa constam obras de Charles Gounod, Handel, Mozart, Bruckner, Hassler, Engelhart, D. Pedro Cristo, Molfino e Pierre de La Rue.

Dei Laetitia” é uma designação em latim que significa “Alegria de Deus”.

O Chorum Dei Laetitia é um projeto que nasceu em Alfena sob a alçada e vontade do Maestro Carlos Tavares em criar algo “diferente” e “novo” para a comunidade, nomeadamente em relação à defesa e divulgação da Música Sacra e Litúrgica.

A sua primeira exibição enquanto grupo dá-se a 24 de julho de 2015 aquando das festividades em honra da Nossa Senhora do Amparo em Alfena. Trabalhou enquanto grupo por três anos. Da evolução deste trabalho, surgiu a vontade de criar uma Associação.

A Associação Chorum Dei Leititia, com o objeto social de associação sem fins lucrativos, foi estatutariamente constituída em 18 de Setembro de 2018.

Os seus membros reúnem-se num ensaio semanal, às terças-feiras das 21 às 23 horas na Igreja de Nossa Senhora do Amparo. O seu reportório é maioritariamente sacro e litúrgico, não se cingindo no entanto a este estilo, dedicando-se também à execução de obras/melodias do cancioneiro tradicional português e de outros países.

Chorum Dei Laetitia é convidado para diversos eventos, nomeadamente inauguração de espaços, casamentos, encontros de coros, aniversários; concertos do mais variado.

Entre as suas apresentações mais emblemáticas, constam: Igreja de Nossa Senhora do Amparo; Igreja Matriz de S. Vicente de Alfena; Igreja de Nossa Senhora da Paz;  Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Areosa; Igreja de S. Tiago de Custóias; Igreja de S. Pedro de Miragaia; Igreja de Padim da Graça – Braga; Centro Cultural de Alfena; Tribunal Judicial da Comarca de Valongo;   Igreja de Paranhos; Centro Social e Paroquial de Alfena; Centro Social de Ermesinde; Mosteiro de Leça do Balio.

O Coro é composto por 20 vozes (Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos) pela direção do Maestro Carlos Tavares. Uma das vozes por vezes assume a função de organista, com habilitação para tocar todo o tipo de instrumento de teclas, incluindo Orgão de Tubos.