Concelho de Valongo comemora 182 anos

O Município de Valongo vai assinalar, desta quinta feira dia 29 de novembro, o dia da elevação de Valongo a concelho, com diversas iniciativas, destacando-se a inauguração da Casa-Museu Dias de Oliveira e o lançamento do livro «Valongo – Desde 1836 a Caminhar para o Futuro | Comemorações dos 180 Anos». As cerimónias públicas começam às 21h30, na Casa-Museu Dias de Oliveira, localizada na zona antiga de Valongo, onde em tempos habitou este ilustre valonguense cuja influência junto da rainha D. Maria II viria a contribuir decisivamente para que Valongo fosse elevado à categoria de concelho. Além da exposição biográfica sobre Dias de Oliveira, que ficará patente em permanência, será também inaugurada exposição “Negro-Azul”, de Domingos Loureiro, a primeira iniciativa temporária a ser acolhida por este novo espaço cultural do Município de Valongo.

As comemorações do aniversário do Município, prosseguem logo de seguida no Museu Municipal de Valongo com a apresentação da recriação histórica «Primeira reunião da vereação de 3 de março de 1837», pelos Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural e com o lançamento do livro «Valongo – Desde 1836 a Caminhar para o Futuro | Comemorações dos 180 Anos».

“Um ano de comemorações dos 180 Anos (de 29 de novembro de 2016 a 29 de novembro de 2017) resultaram numa multiplicidade de iniciativas, em que a nossa comunidade se assumiu como um exemplo no interesse e na efusiva participação demonstrados. Por isso mesmo, este ano pretendemos assinalar esta data com uma apresentação da riqueza cultural de que se revestiu esse período marcante, bem como com a promoção de outras atividades de inegável importância histórica”, afirma José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.