Dia da Proteção Civil este ano comemora-se em Campo

A Câmara Municipal de Valongo vai comemorar o Dia Municipal da Proteção Civil no Centro Cívico de Campo, em frente ao edifício da Junta de Freguesia, nos dias 4 e 5 de maio. A abertura oficial realiza-se na sexta-feira, às 9h30, seguindo-se a atuação da Banda Sinfónica da GNR. O programa inclui demonstrações cinotécnicas, simulacros, ações de formação, exposição de meios e torre de escalada. O desfile de encerramento realiza-se no sábado, às 17h00.

Esta iniciativa promovida anualmente pelo Município de Valongo tem como objetivo dar a conhecer à população em geral os diversos agentes da Proteção Civil, que atuam no concelho em prol da segurança de todos os cidadãos.

“A proteção civil começa em cada um nós, é uma responsabilidade de todos e para todos. O Dia Municipal da Proteção Civil é mais uma forma de transmitir à comunidade, em particular às crianças, a importância de saber o que fazer e a quem recorrer, em caso de emergência”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. “Num concelho que tem a particularidade de possuir densas áreas urbanas e florestais, onde o risco de incêndios e de cheias é muito elevado, investimos todo o ano neste trabalho de sensibilização para as medidas de autoproteção, prevenção e socorro”, sublinha o autarca, que é também o responsável máximo pela Proteção Civil no concelho de Valongo, referindo que esta missão inclui não só as iniciativas realizadas no âmbito do Dia Municipal da Proteção Civil, mas também ações de sensibilização nas escolas, cursos de suporte básico de vida e simulacros, entre outras iniciativas.