Associação Académica e Cultural de Ermesinde comemorou 19 anos de atividade

Associação Académica e Cultural de Ermesinde continua a sonhar com novas instalações

No 19º aniversário da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), o Jornal Novo Regional (JNR) falou com Constantino Moreira, o presidente da direção desta associação.

Ao longo da entrevista, foram falados vários temas, tais como, as modalidades existentes na associação, as instalações, os futuros projetos e eventos.

Em primeiro lugar, Constantino Moreira falou das várias atividades da AACE, como por exemplo, os coros juvenis, as danças criativas dirigidas aos mais novos, o Grupo Voz Ligeira, a Escola de Cavaquinhos, a Escola de Música e Canto, os grupos de teatro (Os Casquinhas e Casca de Noz), o Grupo de Bombos, o grupo de dança (Move On Dance) e o Orfeão, aliás de onde nasceu a associação.

Constantino Moreira, presidente eleito recentemente, afirmou que o elevado número de atividades obriga a que existe um diretor por secção.

A falta de espaço nas suas instalações é um dos problemas da AACE. Para resolver este problema que se arrasta há anos, o presidente da direção afirmou ao JNR que “as boas notícias poderão estar para breve. Estão a decorrer negociações para a aquisição de um novo espaço, para que a associação se organize melhor e onde exista um auditório para a realização de alguns eventos. A negociação está a decorrer e esperto dentro de pouco tempo apresentar a proposta definitiva em Assembleia Geral.

Com o aumento do espaço, poderão ser criadas outras valências nesta associação que tem mais de mil associados e mais de 300 pessoas a participarem diretamente nas atividades.

Quanto às prováveis novas atividades na AACE, Constantino Moreira afirmou que a associação está a planear a criação de uma banda musical. Lembrou a parceria com a Banda de S. Martinho de Campo em vários concertos, cujo resultado foi muito positivo. Constantino Moreira afirmou estarem a decorrer negociações com o maestro da Banda de Campo para uma colaboração que permita concretizar esse desejo.

O presidente defendeu que tem de existir maior espírito associativo, entre os jovens e mais adultos e salientou que as pessoas têm participado mais nas atividades da associação, havendo por esta razão mais interesse da população.

Sobre os apoios à Associação Académica, estes vêm sobretudo da Câmara de Valongo e da Junta de Ermesinde, “sempre prestáveis embora o dinamismo da associação e as atividades que desenvolve, levem muita gente a pensar que poderia ser mais”. Constantino Moreira fala ainda do apoio constantes de algumas empresas.

Os eventos da AACE são realizados sobretudo no Fórum de Ermesinde, cedido pela Câmara, quando é necessário a Junta de Ermesinde disponibiliza também o seu próprio auditório, para os eventos mais pequenos, tais como, audições e conferências.

Para marcar as comemorações do 19º aniversário foi preparado um programa completo com quase todas as valências. Foram também homenageados os associados com 15 anos de militância na AACE.

Sobre as iniciativas da coletividade, refira-se a Noite Branca e dos Bombos, que foi uma ideia da AACE, e é organizada em conjunto com a Junta de Ermesinde e é um dos eventos que a população recebeu muito bem, e por esta razão, este ano houve mais adesões, segundo o presidente. Quanto à próxima atividade da AACE é a celebração do Dia Mundial da Dança, no dia 29 de abril. Depois a 5 de maio no Fórum de Ermesinde surge a peça Com Garret no Coração – Um Musical no Convento, integrado na Mostra de Teatro Amador de Valongo

Com objetivos definidos para a associação com mais atividade cultural no concelho de Valongo, Constantino Moreira acredita que os dois desígnios principais que pretende sejam concretizados (novas instalações e a criação de uma banda musical) possam ser motivo para que ainda mais ermesindenses, e não só, adiram a esta associação.