Valongo inicia campanha de recolha individual seletiva no grande Porto

A LIPOR quer implementar até ao final do ano um sistema de recolha individual e porta a porta em cerca de 25.000 casas dos oito municípios que alberga no Grande Porto.

O nome da iniciativa é “Reciclar é dar Mais” e defende que o lixo ajuda causa sociais.

As famílias serão sensibilizadas para as metas da reciclagem, quer com a entrega de informação, quer com contentores diferenciados que depois serão recolhidos em hora e dia anunciados.

O projeto começa no concelho de Valongo e depois será Gondomar, Espinho, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Na tarde de quinta-feira, em Alfena, alguns residentes receberam a visita do presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do administrador da LIPOR, Fernando Leite, que lideravam uma equipa que explicou a importância da separação dos resíduos e entregou quatro contentores: um para papel e cartão (azul), outro para plástico e metal (amarelo), um terceiro para vidro (verde) e por último outro para lixo indiferenciado (castanho).

Caberá agora ao agregado familiar fazer a separação e colocar o lixo à porta para que às terças-feiras seja recolhido o conteúdo do contentor azul, às quintas o do amarelo, aos sábados é a vez do verde e a recolha do castanho é feita às segundas, quartas e sextas.

“A maior eficiência deste novo sistema – que permite menor frequência de recolha e uma maior qualidade dos fluxos – configura-se como um importante investimento de alavancagem de poupanças públicas e privadas na gestão dos resíduos urbanos, tendo igualmente em vista as metas preconizadas para o país no PERSU [Plano Estratégico de Resíduos Urbanos] 2020”, refere informação distribuída pela LIPOR à imprensa.