Teve ontem (4 janeiro) lugar a reunião da equipa técnica dos estudos prévios do plano de gestão do Parque das Serras do Porto, a paisagem protegida de âmbito regional criada em 2017.
Este encontro contou com a presença do conselho executivo e da assembleia geral da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto e vários elementos das vereações das três autarquias que integram a associação: Gondomar, Paredes e Valongo.
Nesta sessão a equipa técnica apresentou os resultados finais dos estudos prévios do plano de gestão organizados em 4 áreas temáticas: mineração romana do ouro, espaços florestais e defesa contra incêndios, património natural (geologia e biodiversidade), património cultural e história do parque.
Os estudos resultaram de seis meses de trabalho de uma equipa mista constituída por consultores externos e técnicos dos três municípios e o respetivo relatório será concluído durante o mês de janeiro. Brevemente, será dado início a uma nova fase da elaboração do plano de gestão.
Estes estudos vieram sistematizar a importância dos valores em presença, quer do ponto de vista cultural, quer geológico, arqueológico, histórico, mineiro, ambiental e paisagístico. O Parque das Serras do Porto é um território constituído por 6 mil hectares de área, com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população.