Município de Valongo decreta luto municipal pelo falecimento do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, decretou 2 dias de luto municipal, pelo falecimento do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos. “Foi com imensa consternação e profundo pesar que, no Município de Valongo, recebemos a notícia da partida do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, um Homem bom e muito amigo desta terra e destas gentes”, lamentou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

“D. António Francisco dos Santos honrava-nos frequentemente com a sua presença, demonstrando grande afetividade, generosidade e dedicação à comunidade, não só nas diversas festividades religiosas que têm lugar ao longo do ano no concelho, mas também na celebração de protocolos que se traduzem em importantes obras para o Concelho de Valongo, como a Alameda de Campo ou o Cinema de Alfena”, referiu o autarca, frisando que “D. António Francisco dos Santos será sempre recordado por todos os que tiveram a honra de conviver com ele nas diversas deslocações que fez a este concelho, como um exemplo de nobreza de caráter, de proximidade, abnegação, e simplicidade. Será sempre lembrado como uma referência profundamente inspiradora que não deixava ninguém indiferente, quer enquanto religioso, quer enquanto filósofo, quer enquanto homem”.

O corpo do Bispo do Porto está em câmara ardente na Sé Catedral. O funeral terá lugar na próxima quarta-feira, pelas 15h00.

Natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, diocese de Lamego, António Francisco dos Santos morreu subitamente pelas 09h30 de hoje, aos 69 anos. A ordenação episcopal de António Francisco dos Santos ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego, tendo o prelado também sido vigário-geral desta diocese durante um longo período de tempo.

Foi também membro da equipa formadora do Seminário Maior de Lamego, com as funções de professor, secretário, ecónomo e vice-reitor, chefe de redação do jornal Voz de Lamego, membro da equipa sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave, vice-presidente da Associação de Ajuda Mútua do Clero de Lamego e elemento da direção da Associação dos Antigos Alunos de Lamego, acrescenta.

Nascido em 29 de agosto de 1948, António Francisco dos Santos era bispo de Aveiro quando, em fevereiro de 2014, foi nomeado bispo do Porto pelo papa Francisco.

Na foto, o Bispo do Porto na inauguração da Alameda de Campo, há poucas semanas.