A Associação Motard “Os Rezingões” de Valongo tem agora uma sede onde podem levar a cabo reuniões, convívios e também aproveitar para angariar alguma receita. As instalações situam-se na Rua Lino Paupério, número 170, e estarão abertas às quartas e sextas à noite, sábado à tarde e noite e domingos de manhã.
O grupo foi fundado em 2015, mas só em 2016 a associação foi constituída formalmente. Os seus elementos são oriundos todos de uma outra entidade congénere. Como disseram ao JNR alguns dos elementos da direção “como quem está mal muda-se, nós estávamos mal e mudamo-nos”.
Abílio Ferreira é o presidente da Direção, tendo com ele nos corpos gerentes Pedro Silva, Sónia Tomás, Joel Ribeiro (presidente da AG), Ricardo Ferreira, João Leitão e Teresa Coelho.
“Os Rezingões” têm efetuado várias atividades e participado noutras a convite de entidades várias. Exemplos disso são a Festa de S. Mamede, com a responsabilidade de transportar um andor na procissão e a instalação de uma “barraquinha” com petiscos para angariação de fundos, o desfile de Pais Natais, evento de exposição de motos (na Fábrica de Eventos), passeio no primeiro domingo do ano, bênção dos capacetes em Fátima com organização de excursão, apoio à corrida do 25 de abril em Campo e outras.
Abílio Ferreira referiu ao JNR que “importante é também dizer que organizamos, durante a festa de S. Mamede, uma angariação de fundos para os Bombeiros de Valongo”.
Esta associação tem atualmente cerca de meia centena de sócios, mas o objetivo é fazer aumentar esse número. Referem os dirigentes que “agora vai ser mais fácil cativar associados, embora a cota seja mínima (10 euros/ano), não tínhamos nada para dar em troca”.
Sobre os projetos para os próximos tempos “passam essencialmente por fazer bem o que já vamos fazendo”, refere o presidente, acrescentando que “importante é manter o espirito motard, somos uma família e assim queremos que continue”.
Quanto aos projetos, o mais arrojado passa, pela organização de um encontro motard. “Para já não será uma concentração, temos de começar por baixo e a nossa intenção é encontrar uma data disponível este verão para criar esse evento. Queremos que seja de entrada grátis, sendo as receitas angariadas com os comes e bebes”, disse Abílio Ferreira.
Na inauguração da sede esteve presente o vereador da CM Valongo, Orlando Rodrigues e o presidente da Associação de Coletividades, Joaquim Oliveira. Vários grupos motards marcaram presença, tendo-se deslocado de Figueira da Foz, Castelo do Neiva, Lamego, Paços de Ferreira, Rebordosa, Rio Tinto, Maia, S.P. da Cova, Alfena e outras localidades. Pela Rua Lino Paupério passaram durante o dia centenas de motos e motards, dando um ambiente colorido e diferente àquela zona da cidade de Valongo.