Uma mente ativa, uma mente sã

Manter uma mente ativa e sã torna-se cada vez mais importante no trabalho com os seniores. Face aos desafios que se apresentam atualmente no âmbito da terceira, é impossível deixar em vão iniciativas destinadas à preservação da memória e do raciocínio.

Foi com o propósito de evitar o aparecimento e/ou propagação do estado demencial, que a Santa Casa da Misericórdia de Valongo no passado dia 19 de Setembro realizou um Quizz Sénior constituído por várias questões de cultura geral de âmbito interinstitucional.

Centro Social e Paroquial de Alfena, Centro Social e Paroquial Santo André de Sobrado, Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras e Gondomar foram as instituições que participaram na iniciativa e que se desafiaram com os seus seniores em responder a questões de várias categorias.

Provérbios, Gastronomia Portuguesa, Adivinhas, Música, Celebridades Portuguesas, Atualidades, Gramática Portuguesa, Geografia e História de Portugal foram as categorias apresentadas.

No final todos foram presenteados com prémio de participação e destaque para a instituição vencedora (Centro Social e Paroquial de Alfena) bem como um lanche convívio entre todos os participantes.

O objetivo primordial baseava-se na estimulação cognitiva, no entanto o intercâmbio e convívio entre seniores torna-se essencial para a promoção de relações harmoniosas e de bem-estar.