Festa do Brinquedo este fim de semana em Alfena

A Festa do Brinquedo está de regresso à cidade de Alfena para unir públicos de todas as idades, num ambiente verdadeiramente intergeracional, onde os mais velhos recordam tempos idos e os mais novos experienciam brincadeiras doutrora e de hoje em dia. Este ano, esta festa acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro interligando o Centro Cultural de Alfena, a Rua de S. Vicente e o Parque Vale do Leça.

O evento divide-se em diferentes núcleos: brinquedo tradicional do concelho, museus/oficinas do brinquedo, artesãos do brinquedo, colecionismo, exposições, atividades lúdicas e didáticas (workshops e oficinas, insufláveis, jogos tradicionais, passeios a cavalo, carrossel, etc.), gastronomia, entre outros. Paralelamente, é possível desfrutar de um vasto programa de animação cultural, de palco e itinerante, destacando-se os espetáculos de Jimmy P., Avô Cantigas, Maria Lisboa e O Mundo da Sara.

Nesta iniciativa com entrada livre promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena e os artesãos locais, pretende-se preservar, valorizar e divulgar o Brinquedo Tradicional Português, enquanto património identitário do concelho de Valongo, na cidade de Alfena conhecida como “a Terra do Brinquedo”. O grande objetivo deste evento é a promoção do concelho de Valongo como uma referência nacional neste contexto.

“O Brinquedo Tradicional Português é uma das logomarcas do Município de Valongo. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, os brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena mas também em Ermesinde, não deixam ninguém indiferente,” salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que “a organização da Festa do Brinquedo é mais um contributo para reforçar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular”.