Raul Alarcon já veste a amarela depois de grande vitória em Oliveira do Hospital

Espanhol da W52-FC Porto venceu a etapa e volta a liderar a corrida que venceu em 2017

Foi mais uma ponta final já característica de Raúl Alarcón. O ciclista da equipa de Sobrado, Valongo deixou para trás toda a concorrência para vencer isolado a terceira etapa da edição de 2018 da Volta a Portugal, na qual recuperou também a camisola amarela que sinaliza o líder da classificação geral.Numa etapa novamente marcada pelas altas temperaturas, os ciclistas tiveram pela primeira vez nesta edição os primeiros quilómetros em subida.
Os 177, 8 quilómetros que ligaram a Sertã a Oliveira do Bairro contemplaram uma subida à Lousã, classificada como segunda categoria, e outras duas de terceira, a última das quais a cinco quilómetros da meta.
Depois de um bom trabalho da equipa portista, Raúl Alarcón acabou por fazer o que melhor sabe. Atacou, a cerca de 12 quilómetros da meta, e deixou para trás os quatro perseguidores que compunham o grupo que se havia destacado do pelotão.
“Tínhamos planeado atacar na fase final. Tentei na subida, mas depois deu. Fui no limite até ao final e no fim consegui a vitória e a camisola amarela. Até agora está a ser uma corrida muito dura devido ao calor”, afirmou o espanhol após a conclusão da etapa.
Sem concorrência à altura, Alarcón fechou a etapa em 4h43m e deixou o segundo classificado, Vicente de Mateos, a 30, Vicente de Mateos, a 30 segundos, com Joni Brandão (42s), Edgar Pinto (43s) e Henrique Casimiro a fecharem o top-5. Quanto ao pelotão, que era também comandado pelos corredores azuis e brancos, chegou a 1m04s.
Na classificação geral, Alarcón segue agora na liderança com 28 segundos de vantagem para Vicente de Mateos e 40 sobre Joni Brandão.
No domingo corre-se a quarta etapa da prova, que ligará a Guarda às Penhas da Saúde. As altas temperaturas obrigaram a uma alteração no percurso inicial. Os ciclistas vão percorrer 144 quilómetros em vez dos 171 inicialmente previstos.
A volta deste ano termina dia 12 em Fafe.