Combater o insucesso e o abandono escolar

A Câmara Municipal de Valongo está a implementar um ambicioso e inovador projeto de combate ao insucesso escolar, que tem como principais objetivos diminuir em 12% a percentagem de alunos com pelo menos uma negativa no 2.º ciclo do ensino básico, bem como reduzir em 26% as taxas de retenção no 1.º e 2.º ciclos.

A cerimónia de lançamento do projeto de combate ao insucesso escolar «MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo» realizou-se no dia 19 de abril, na Escola Básica Mirante de Sonhos, em Ermesinde.
Na receção, o Coral dos Sonhos, com 250 crianças da escola (foto ao lado), interpretou alguns temas.

«O MaisVal – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo» surge no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, rubrica Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).
Vão ser lançadas medidas que visam a promoção das competências da leitura ou a criação de apoio na transição entre o 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, momento identificado como problemático no percurso educativo das crianças e jovens, com repercussões na qualidade do seu sucesso.
Pretende-se uma intervenção multidisciplinar e de forma integrada junto de alunos em risco de abandono escolar ou com comportamentos de risco, e suas famílias, tentando contrariar um dos principais fatores preditores do insucesso; Também é valorizada a “promoção da participação parental ativa no contexto educativo e o desenvolvimento tecnológico, criando um ambiente de aprendizagem inovador, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem”.
“É um projeto do qual nos orgulhamos muito e que de forma muito simples visa não deixar ninguém para trás. Temos de combater o insucesso e abandono escolar e atuamos na primeira fase de aprendizagem dos meninos”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro.
Este projeto é desenvolvido em colaboração com a Universidade do Minho e tem o envolvimento dos seis agrupamentos de escolas e também das associações de pais.

O MaisVal implica um investimento superior a 600 mil euros, 85% dos quais comparticipados por fundos europeus.
A atuação está prevista para quatro anos letivos anos e abrange toda a rede concelhia, todas as escolas e todas as freguesias.

De entre várias medidas, destaca-se a plataforma digital destinada a alunos do 1.º ciclo e suas famílias, com diversas funcionalidades como um mural, conteúdos, jogos e atividades, bem como sistema de crachás digitais como estratégia de reconhecimento de metas atingidas.
No âmbito deste projeto, que também inclui sessões de apoio ao estudo, também serão criadas equipas multidisciplinares para “intervenção ao nível dos contextos familiares desfavorecidos, contrariando alguns dos fatores preditores do insucesso”.
“É um projeto muito rico. Queremos que todas as crianças sigam um percurso educativo com sucesso e este projeto também pretende formar os meninos para as questões da identidade cultural, para as questões do território de Valongo”, acrescentou José Manuel Ribeiro.